Trivialidades

Segundo o Jornal de Notícias, José Sócrates foi assistir ao jogo da selecção portuguesa, contra o Liechtenstein, fazendo-se transportar até Aveiro... de Falcon! O jornal esclarece, à guisa de explicação oficial, que o avião privativo dos altos membros do Estado português, precisava de cumprir horas de voo...

O nosso bravo primeiro-ministro que se tem mostrado um denodado combatente do desperdício e dos privilégios no Estado que - como sempre tem o cuidado de dizer - começaram em primeiro lugar, pelos titulares de cargos políticos, resolveu assim prestar uma ajuda ao plano de voo dos Falcon. Para cumprir horário. E a bem da saúde do défice... ou... será o contrário?!

Em 10.1.2005 (há cerca de 10 meses atrás...) outro bravo do PS, José Magalhães escrevia assim no DN, a propósito do cumprimento dos planos de voo dos Falcons do Estado...

Um sinal dos tempos repare-se(sic) a humilhação enorme, para alguém que teve as responsabilidades que o PSD teve no Governo e na história política, ver que o mais alto responsável pela campanha eleitoral não quer contactos de rua, porque sabe que na rua é apupado, e verificar que considera que inaugurar a futura utilização, quiçá em 2006, de um aeroporto militar [Monte Real] para fins civis é um facto que justifica a presença do primeiro-ministro, viajando em Falcon, num acto ridículo e ilegal, num dia em que ele dizia que não faria campanha eleitoral. Depois, no dia seguinte, aproveitando a ocasião do Carnaval, vê-se o primeiro-ministro chamar as crianças a S. Bento, só faltou o cão e a zebra, francamente, isto é descer infinitamente baixo.


"Ridiculamente baixo"- foi o que disse?! No, sir! Muito lá no alto! Yes, minister - perdão, prime-minister!

Publicado por josé 13:10:00  

10 Comments:

  1. josé said...
    Fez a mesma crítica antes, no tempo de governo Santana?!
    Se fez, aceito o remoque e fico ciente que não aprova a atitude dos Magalhães e outros ( como o Vital Moreira).
    Se não, fico a pensar que tem um pensar relativo. E isso desvaloriza a crítica ao postal que apesar de tudo, intitulei "trivialidades"- porque o são. Mas não é por isso que deverão passar incólumes na observação pública.
    O Falcon não é do Sócrates- é do Estado e isso é que deve ser realçado.
    Anónimo said...
    No ano passado, durante o Euro, um ministro sueco, Bosse Ringholm, veio a Portugal ver o jogo Suécia-Dinamarca num avião para uso oficial do governo. Perante as criticas de toda a imprensa e público em geral deu desculpas semelhantes às do arrependido comunista Magalhães mas de nada serviu. Teve que se demitir. É assim que funciona a democracia. Aqui os bons exemplos são só para o zé povinho. Os Soares e os Socrates vivem num estadop de corrupcão legal....
    Anónimo said...
    De tudo o que aqui foi dito quer no post quer nos comentários anteriores, e não querendo alimentar algumas especulações demagógicas àcerca deste assunto, apenas queria apenas salientar que, como tão bem aqui foi referido, "o Falcon não é do Sócrates, é do Estado", porquanto, caros senhores, sendo Sócrates nada menos que Primeiro Ministro, logo, Chefe de Estado (estão lembrados?) penso que nada mais há a acrescentar.
    Cumprimentos.
    Teófilo M. said...
    O Falcon necessitar de cumprir horas de vôo é condição mais do que suficiente para poder em simultâneo prestar um serviço, ao invès de levantar e andar a dar voltinhas sobre Lisboa.

    Tentar aproveitar esta situação para comentar a sua utilização, é pura demagogia.

    E.T. - Não deveria ser o Falcon a necessitar de cumprir horas de voo, mas a sua tripulação, o que vindo a dar no mesmo, não é exactamente a mesma coisa.
    Anónimo said...
    Meu caro José,

    Importante importante era saber se o homem se deslocou na qualidade de PM ou não.
    josé said...
    liblog:

    Sabe quem disse "L´État, c´est moi!" ?

    Segundo dizem, foi Luís XIV de França querendo significar o que obviamente algumas pessoas não entendem- ou fazem de conta.

    Portugal, aliás, segundo o dito de Augusto Mateus, é um país de faz de conta.
    josé said...
    Ah! E esqueci-me de escrever que o passeio para perfazer horas de voo, segundo o JN, custou 2000 euros- ao erário público, of course!

    A hora de voo anda cara!

    Mas isso são penauts para quem lida com milhões do próximo Orçamento de rigor que aí vem...
    Anónimo said...
    Os anteroires comentários desculpabilizantes ao "caso Falcon" são bem sintoma da incomodidade que o dito caso levanta.
    Mesmo para quem "adora" este PM, o caso é mesmo um CASO. Não se trata de trivialidades..
    Quando tanto se clama contra os "previlégios injustificados",o que é isto?
    Quanto se tanto de fala da boa moral para pedir sacrifícios ao país, o que é isto?

    ISTO justificou só por si a deslocação do pota voz do PM ao jornal da SIC e é o comentário do dia nas famílias portuguesas...

    Trivialidades?

    ca
    Anónimo said...
    Tenho de ir ao Porto amanhã.
    O meu organismo ainda tem dinheiro do orçamento de deslocações e, se não for gasto, vai ter de ser devolvido no final do ano.

    Dá para ir de avião.

    Podia ir no Alfa, mais barato, é certo. Mas de avião escuso de me levantar tão cedo, chego mais depressa, regresso mais cedo... e é mais giro para contar aos meus filhos. E sempre impressiono os meus colegas na reunião (afinal, que diabo, temos um trabalho importante...).
    E sempre posso, na chalaça, dizer que fiz como o primeiro-ministro (vão-se fartar de rir os meus colegas!)

    Dúvidas para quê? Os meios são para usar. Se há dinheiro é para gastar (já lá vai o tempo das desgraças salazarengas...).

    Vou de avião!
    Anónimo said...
    Há uns que se dizem "amigos de Deus" e gostam dos filósofos (Socrófilos...), há quem tenha nome de "tia" mas adore uma peixeirada socialista (gosto mais do nome Pipinha...) e há quem não tenha memória (a minha galinha xuxalista é que faz tudo como deve ser e somente bem feito...).

    A bem da Filosofia... (amizade ao conhecimento - vivam quase todos os Filósofos...!).

Post a Comment