também somos dos que jogamos mais no euromilhões...

Portugal tem a maior desigualdade entre ricos e pobres

Característica dos países em vias de desenvolvimento nota-se mais no nosso país do que em qualquer outro de toda a União Europeia

Portugal é o país da União Europeia onde há mais desigualdade entre ricos e pobres, uma situação que é característica dos estados em vias de desenvolvimento, segundo dados revelados hoje à agência Lusa pela associação Oikos.

Para assinalar o Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza, na segunda-feira, várias organizações portuguesas vão lançar um apelo para que o país coloque a pobreza e a desigualdade no debate público, deixando de se concentrar apenas na discussão sobre crescimento económico e redução do défice do Estado.

"Portugal é de longe o país da União Europeia (UE) onde os ricos são os mais ricos e os mais pobres são os mais pobres", declarou à Lusa João José Fernandes, responsável do conselho directivo da Oikos - Cooperação e Desenvolvimento.

As 100 maiores fortunas portuguesas representam 17 por cento do Produto Interno Bruto e 20 por cento dos mais ricos controlam 45,9 por cento do rendimento nacional. (...)

in Portugal Diário

Publicado por Manuel 01:54:00  

7 Comments:

  1. timshel said...
    Quando se pensa na falta de competitividade da economia portuguesa, seria bom talvez começar por aqui.

    É que um grande fosso entre ricos e pobres não é só um síntoma do atraso de um país. É também, e sobretudo, uma causa.

    Ainda esta semana se soube que o país com maior racio impostos/PIB é a Suécia. Que por acaso ocupa o terceiro lugar mundial em competitividade.

    Mais importante do que preconizar uma redução da despesa pública é defender uma gestão mais eficiente e moral dessa despesa.
    josé said...
    Quem manda numa economia?!
    Segundo os liberais puros e duros, mesmo os utópicos do tipo blasfemus sapiens, deveria ser o Mercado! O mercado funciona assim como um lugar de encontro entre quem compra e quem vende. Uma feira, portanto.
    Em Portugal, há trinta anos, uma horda de iluminados conduzidos por vitais e cunhais, ajudados por outros soares, convenceram a populaça de que o melhor que havia a fazer era desfazer as barracas de feira e entregar o mercado a um único administrador: o Estado de todos! O livre cambismo, nos negócios de risco e de investimento, passou para a gerência dos apontados colectivizadores que achavam então que iriam radicalmente diminuir o fosso entre os que tudo tinham a nada faziam e aqueles que trabalhavam de sol a sol e tudo produziam por uma côdea.
    Durante mais de uma dúzia de anos defenderam estoicamente no Parlamento e nos artigos de jornal e campanhas eleitorais que assim é que devia ser e quem dizia o contrário era tolo.

    Agora, alguns desses que atacaram o livre cambismo e o desfizeram em nome de balelas, viraram convenientemente o bico ao prego, asegurando o lugar na tribuna de opinião e defendem o oposto ao que então julgavam inevitável e proclamavam: a vitória da sociedade sem classes, mais próspera e sem desníveis pronunciados.

    COm o mesmo à vontade que por exemplo achavam dantes ser a Casa do Douro um entreposto do Estado, ou da colectividade em cooperação, defendem agora que deve ser entregue aos livre cambistas.
    A desfaçatez, sendo evidente e o logro eventual continuando à espreita, nem isso afasta esses dandies do verbo fácil e ideias pronto-a-vestir. Já se habituaram a mudar de casaca, revirando-lhe o forro, sempre que tal assegura vidinha fácil e parecer chorudo, com o benefício sempre a pingar.

    Assim, se temos pobres cada vez mais pobres e ricos cada vez mais ricos, uma
    unica conclusão se impôe:

    Quem manda na economia, fazendo leis e desfazendo orçamentos anuais, tem andado a fazer o contrário do que apregoa.
    Em todos os Orçamentos de Estado se proclama a intenção de melhoria de vida do povo em nome do qual se fazem!

    Se a vida piora e poucos enriquecem à custa de muitos, das duas uma:
    Ou temos incompetentes a mandar e a orientar as linhas mestras e gerais da Economia, ou somos todos uma cambada de toscos e imbecis que votamos sempre em quem nos engana.
    Temo que sobra ainda uma alternativa: temos escolhido, ano após ano, incompetentes e fala-barato que nos enganam sucessivamente prometendo-nos o que sabem não poder cumprir.
    Por outras palavras, temos escolhido aldradões. Ainda por outras, o nosso paradigma é o Oliveira da Figueira.
    Temos o que merecemos.
    xatoo said...
    o José é um tótó!
    com que então "a colectivização"?

    A primavera marcelista (1970) possibilitou o "fim da longa noite fascista" em que quem mandava no país eram as tais 30 famiglias.
    Com o 25 de Abril depois de umas breves férias no Brasil, passaram para 300,,,
    hoje com as correcções da inflacção serão para aí 3000 familias.
    A palavra chave para a compreensão do que terá passado chama-se Liberalização, um silogismo que significa aproveitamento indevido dos fundos públicos
    josé said...
    Como se pode ler, nada esqueceram e nada aprenderam...e são chatos comó caraças!
    Arrebenta said...
    O Euromilhões é mais um modo de branquear capitais no espaço português:
    investe-se muito do SUJO
    e recebe-se ainda mais do... limpo.
    O Ovo de Colombo.
    Costa Livre said...
    É um D. Sebastião dos tempos modernos. Também ele foi a esperança e o Euromilhões é o oásis de esperança que temos. Sabemos que "eles comem tudo e não deixam nada", logo há que sonhar que seremos ricos e deixaremos de ter que gerir o salário que à 5 anos dava para se estar desafogado e que hoje nos sufoca. Prefiro sonhar que vou ganahr no euromilhões a sonhar que déspotas como o careca do porto, Fernado Gomes, tem um tacho de milhares de euros na Galp só por ser do aparelho do PS. Enquanto há vida há esperança.
    André Carvalho said...
    Pois é Manuel, neste dia Mundial para a Erradicação da Pobreza, ficámos a saber que Portugal é o país da União Europeia com o maior fosso entre ricos e pobres.

    No nosso país 12,4% da população activa vive apenas com 374 euros por mês (+600.000 portugueses), e 7,2% destes "activos" estão desempregados; 26,3% dos reformados recebem menos de 200 euros por mês; 79,4% da população activa não terminou o ensino secundário; as 100 maiores fortunas portuguesas representam 17% do PIB – 22,4 mil milhões de euros; 10.800 pessoas têm rendimentos superiores a 816 mil euros anuais; e, o mais grave disto tudo: nos últimos 10 anos estes números não sofreram qualquer alteração.

    Curiosamente – ou talvez não - nos últimos 10 anos tivemos como Chefe de Estado o presidente Jorge Sampaio, e quatro (des)governos.

    Apesar de já termos uma carga fiscal elevadíssima, a nossa Segurança Social (SS) gasta menos com cada português que os restantes Estados da União Europeia. Em 2001, por exemplo, a SS gastou apenas 56,9% do que habitualmente gastam os nossos parceiros europeus.

    Quanto a mim está visto que o nosso sistema está completamente podre.

    No estado lastimável em que estão as coisas, continuo sem perceber – digo eu que sou ingénuo - porque é que os nossos governos teimam em persistir defender alguns "direitos adquiridos" que para além de só estarem a agravar a situação, também não primam - em nada - pela moralidade.

    É o caso das pensões milionárias que são pagas a muito “boa gente” (normalmente políticos ou gestores públicos) que nunca fizeram nada por as merecer, nem precisam delas para sobreviverem. Servem exclusivamente para levarem uma vida repleta de luxos imerecidos e que não se adequam em nada ao nível geral de vida da maioria esmagadora dos portugueses. Convém não esquecer que estas reformas milionárias são pagas pelos portugueses.

    Segundo creio, o sistema nacional de pensões foi criado com o intuito de garantir uma reforma condigna a todos os portugueses e não com o objectivo de pagar reformas milionárias e bilionárias a alguns políticos e gestores públicos.

    Não entendo porque é que não se cria um tecto máximo para o valor da pensão que pode ser paga - do tipo, 8 vezes o ordenado mínimo nacional -, pois, suponho, que quem recebe reformas milionárias já deve ter amealhado muito dinheiro durante toda a sua vida, e por isso, nem sequer os afecta receberem “somente” 8 vezes um ordenado mínimo nacional como reforma.

    Este tecto no valor das pensões deveria ser aplicado inclusivamente a todos aqueles que já estão a beneficiar delas, pois não pode ser só a «Geração Rasca», e as seguintes, as únicas a serem prejudicadas.

    Se há crise, então que seja para todos, igualitariamente.

    http://geracao-rasca.blogspot.com

Post a Comment