O anti-semitismo é um hino à ignorância e à barbarie
(corrigido)

O povo judeu, não ascendendo a 0,2% da população mundial, granjeou 19% dos Nobel da Química, 26% dos Nobel da Física, 28% dos Nobel da Medicina, 39% dos Nobel da Economia, 13% dos Nobel da Literatura e 10% dos Nobel da Paz. Nenhum outro povo contribuiu tanto para a cultura, a ciência e a tecnologia. Portugal entrou em decadência desde que os portugueses sefarditas foram expulsos ou compelidos a abnegar a sua cultura e religião, diluindo-se na mediocridade coeva. Não é por acaso que o islamismo, o nazismo e a extrema-esquerda, hostis ao conhecimento e à liberdade, convergem no anti-semitismo.

Publicado por Nino 19:34:00  

23 Comments:

  1. Teófilo M. said...
    Por isso é que é o povo eleito...
    formiga bargante said...
    Caro Ninno

    Parabéns !

    O Júlio de Matos voltou a abrir as portas para o fim de semana.

    Divirta-se !
    formiga bargante said...
    Em complemento

    Divirta-nos
    Anónimo said...
    Vem aí o papa-formigas.
    formiga bargante said...
    brrrrrr

    e a Formiga Bargante cheia de medo ...


    brrrrr

    Nota: o papa-formigas também estava no Júlio de Matos ?
    Anónimo said...
    No Brasil, decisão histórica reconhece chimpanzé como sujeito jurídico:

    http://www.correiodabahia.com.br/2005/10/06/noticia.asp?link=not000119764.xml

    Comentadores madeirenses dizem que a decisão não traz nada de novo...
    Helder Robalo said...
    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
    Helder Robalo said...
    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
    Helder Robalo said...
    Desculpem a intromissão nesta casa, mas «só» queria chamar a atenção para um post no meu blog (notícia da Lusa). Seria interessante comentarem. Desculpem a imodéstia. Aqui vai o link: http://helderrobalo.blogspot.com/2005/10/novo-estatuto-do-jornalista.html
    Anónimo said...
    Não ligue a comentários rancorosos e ignorantes, ninno. Factos são factos.
    Arrebenta said...
    Dessa Jerusalém que chora, choraremos nós para sempre.
    Nunca a Península foi tão civilizada, e altiva e cobiçada, quando,
    em Córdoba,
    os Três Monoteísmos conjuntamente sustentavam a Luz da Sabedoria e da Música e da Poesia.
    Vítor Peliteiro said...
    www.footbicancas.blogspot.com
    Comente o futebol connosco, e diverta-se como nós
    Anónimo said...
    Guardado do excelente Rua da Judiaria:
    Muitos discursos e comentários que criticam Israel assentam que nem uma luva nos mitos do anti-semitismo
    Uri Avnery, jornalista israelita defende: “O antisemita odeia judeus por eles serem judeus, independentemente das suas acções. Os judeus são odiados porque são ricos e ostentativos ou porque são pobres e vivem na miséria. Porque desempenharam um papel fundamental na revolução bolchevique ou porque alguns ficaram ricos depois do colapso do regime comunista. Porque crucificaram Jesus ou porque infectaram a cultura ocidental com “a moralidade cristã da compaixão”. Porque não têm pátria ou porque criaram o estado de Israel. Esta é a natureza de todos os tipos de racismo e chauvinismo: odeia-se alguém por ser judeu, árabe, mulher, negro, indiano, muçulmano, hindu. Os seus atributos pessoais, as suas realizações e proezas são irrelevantes. Se alguém pertencer à maldita raça, religião ou sexo será odiado.”

    E sim, excelente post.

    Rui Carmo
    Anónimo said...
    Pinter foi um dos raros que se insurgiu contra guerra e contra Bush.

    Nem sempre uma critica a uma pessoa é por ela ser da religiao judaica.

    Se eu criticar a postura de Israel nao sou anti-semita.
    Joao Augusto Aldeia said...
    Na revista Economist encontrei um artigo (http://www.economist.com/displaystory.cfm?story_id=4032638) que comentei aqui: (http://puraeconomia.blogspot.com/2005/06/efeitos-perversos.html) onde se coloca a hipótese de ter sido o passado de perseguição que permitiu a prevalência dessa característica; e não seriam todos os judeus: apenas o ramo ashkenasi.

    Nesse caso, seria uma consequência da perseguição e não uma causa, como é aqui sugerido.
    Nino said...
    Os judeus galardoados com os Nobel da física, química e medicina, também o foram por terem sido perseguidos? Ou terão manipulado o júri? Ou terão inventado as descobertas científicas?
    xatoo said...
    como diz o NOBEL 2005 da Literatura Harold Pinter
    no seu poema "Democracia" (2003):

    na versão original:

    There`s no escape
    The big pricks are out
    They`ll fuck everithing in sight
    Watch your back

    ou traduzido à má fila:

    Não há por onde fugir
    Os grandes caralhos andam aí
    Irão foder o que lhes vier pela frente
    Ponham-se a pau.

    Harold Pinter não dispõe de BOMBAS NUCLEARES para fazer valer as suas posições. Por isso a crítica radical ocupa os outros 83% deixados vagos fora do espaço dos 13% pró-semitismo, pelo menos na Literatura
    Anónimo said...
    "Se eu criticar a postura de Israel nao sou anti-semita."

    Se o Cris se refere ao que escrevi, engana-se no alvo. Escrevi o óbvio - "Muitos discursos e comentários que criticam Israel assentam que nem uma luva nos mitos do anti-semitismo". Muitos não são todos.

    Rui Carmo
    Anónimo said...
    Sobre Portugal, um texto roubado à K

    " Atenção Judeus

    Por Carlos Quevedo e Nuno Miguel Guedes
    "...O rei de Portugal D. José I tinha ordenado que todo o português que tivesse sangue judeu deveria usar um chapéu amarelo. Alguns dias, mais tarde, o marquês de Pombal apresentou-se na corte com três desses chapéus debaixo do braço. O rei, surpreendido, perguntou-lhe: “O que quereis fazer com tudo isso?” Pombal respondeu que queria obedecer às ordens do rei. “Mas - disse o rei - porque tendes três chapéus? “ “Tenho um para mim - respondeu o marquês - outro para o grande inquisidor e um para o caso de Vossa Majestade desejar cobrir-se”

    Cecil Roth, A history of The Marranos.

    Este é o povo mais perseguido e paternalizado de todos os tempos. Do ódio gratuito à protecção oficial, conheceram tudo. Em Portugal também. Esta é uma pequena história de como nem sempre fomos de mui brandos costumes.

    Não existe nenhum povo tão odiado nem tão protegido como o povo judeu. Consegue dividir a humanidade em extremos que vão do anti-semitismo primário e arreigado até à complacência mais miserabilista.

    Como assinalou Leon Poliakov na História ido Anti-semitismo, mesmo as apologias do judaísmo viraram-se muitas vezes contra os seus autores, produzindo o efeito contrário.

    Terá sido a arrogância do povo eleito que provocou esta tradição persecutória? Ou, pelo contrário, foi a humildade da vítima que criou o monstro de intolerância que é o anti-semitismo ancestral? A propósito, convém ter em atenção o que Poliakov afirma no livro já citado: "As perseguições que aguçavam o sentido de justiça dos judeus incitavam-nos também a deter-se nelas, às vezes até a deleitarem-se no seu papel de vítimas, coisa que de facto foi o seu papel do ponto de vista histórico; e não há dúvida que um semelhante deleite estimula a tentação dos verdugos." Tudo começou seis séculos antes de Cristo. É durante o primeiro exílio forçado na Babilónia, a primeira e mais antiga das Diásporas, que se formula a essência do judaísmo com a redacção definitiva do Pentateuco - os cinco primeiros livros das escrituras, que funcionam, como código religioso e legal para os judeus -, a lealdade ao Sião, o fim dos vestígios de idolatria; mas, sobretudo, o início da internacionalização do povo judeu.

    A tradição internacionalista e cosmopolita do povo hebreu tem o seu verdadeiro início na altura da invasão Babilónica, em 586 a.C. Esta data coincide com o exílio em massa dos israelitas: estava estabelecida a primeira Diáspora. E é aqui que nasce o judaísmo como sistema de ideias. Os judeus integravam-se facilmente nos povos da Ásia Menor, África do Norte e Península Ibérica. Étnica e socialmente, a integração decorria sem problemas. Era o culto que acentuava as diferenças: o monoteísmo impedia-os de se renderem aos deuses romanos e guardar o Sabatt trazia-lhes situações complicadas.

    Muitos autores da antiguidade indignavam-se com o proselitismo activo dos hebreus. Para os cépticos, lembramos que o dever de pregar os ensinamentos de Deus já vinha dos Profetas. «Foi dirigida a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amati, a qual dizia: levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e prega nela...» (Jonas, I, 1-2). Outras provas da dispersão ou proselitismo hebraico são a existência de judeus etíopes, que há pouco tempo voltaram a Israel. Na China, encontram-se reminiscências da cultura hebraica na província de Honam - chineses que não comem carne de porco e que eram circuncidados. No Japão, palavras fora de qualquer etimologia tradicional provam a existência remota de judeus e templos abandonados têm inscritas as palavras "David" ou "Israel". Há quem diga que o termo “Samurai” vem de “Samaria”- uma região da Galileia -, interpretação que coincide com a tradição segundo a qual os Samurais descendiam de uma tribo vinda do extremo do continente asiático. Na Índia, ainda hoje existem os Beni Israel ou Shauvar Telis (prensadores de óleo de sábado) nas regiões de Bombaim, os judeus negros em Cochim e Malabar.

    Um Judeu chamado Jesus


    O aparecimento do cristianismo foi o grande acontecimento na história do judaísmo. Uma religião que reivindicava o mesmo Deus, com uma militância proselitista irredutível e cujos targets eram absolutamente indiscriminados, só podia ser um terremoto para o pacífico povo judeu. Se conseguirmos pensar como os hebreus, os primeiros cristãos eram pura e simplesmente hereges. Sobretudo no início, a evangelização limitava-se ao próprio povo judeu, sendo por isso um problema absolutamente interno. Mesmo os romanos não faziam, até ao século 11, grande distinção entre judeus e cristãos. Mas são as características e idiossincrasia judaicas que sugerem um êxito limitado por parte dos cristãos e que os fez, de facto, dirigirem a mensagem de Cristo para os não-judeus. Do ponto de vista da lógica da sobrevivência religiosa, era mais inteligente por parte dos cristãos responsabilizar os judeus que o tinham renegado do que os romanos que o tinham de facto matado. Os romanos não só eram a polícia, a potência dominante, mas também o território.

    Na origem do cristianismo podemos também prever o nascimento não do anti-semitismo mas do antijudaísmo. Com efeito, à medida que avançamos na história, encontramos esta constante negação cristã das suas origens judaicas. Pouco a pouco, tenta-se tudo para apagar da memória do povo cristão o estreito parentesco que os une aos judeus. Até o nome daquele que traíra o Redentor – Judas – é um derivado do patronímico da terra de origem dos judeus.

    É com o início da Primeira Cruzada, pregada pelo Papa Urbano II, em 1095, que encontramos registados os primeiros massacres contra os judeus. Se são conhecidos os objectivos comerciais das Cruzadas, também são conhecidos os benefícios espirituais - indulgências - com que eram contemplados os participantes de tais empresas.

    O primeiro genocídio data do século XII. Foi na cidade de Rottingen, na Francónia, e por causa de uma hóstia profanada. Um tal Rindfleish amotinou a população que massacrou todos os judeus da cidade, alargando a sua vingança a toda a Francónia e Baviera. Fala-se de 100.000 judeus mortos. Com os massacres de 1096, começou a estação de caça ao judeu que teve o seu auge na Segunda Guerra Mundial.

    Perante a legalização: do anti-semitismo com a lnquisição, os judeus, especialmente os judeus ibéricos, tinham poucas alternativas de sobrevivência. Emigrar era uma delas, mas poucos tinham a possibilidade de refazer uma nova vida num país estrangeiro. A conversão era mais acessível, mas nem sempre era uma garantia de salvar a vida. Era muitas vezes a possibilidade de escolha da maneira como se queria morrer. Os que decidiram mudar de confissão deram origem a uma nova categoria de fiéis: os cristãos-novos. É fácil perceber que um cristão converso perante a ameaça da fogueira não podia obviamente dar muitas garantias de fidelidade. "Deixava de ser um mau judeu para se tornar um péssimo cristão", como escreveu Menendez y Pelayo. Podiam acontecer duas coisas: ou o cristão pouco convicto acabava por adquirir essa convicção após uma ou duas gerações, ou fazia de conta que era cristão e praticava secretamente a fé do povo de Israel. Este segundo caso é um dos acontecimentos mais impressionantes da história da humanidade. Marranos: era como se chamavam estes judeus clandestinos. Abdicando exteriormente de tudo que os pudesse desmascarar, confundiam-se com os cristãos: nome, práticas, língua. Mas no fundo dos seus corações continuavam, tal como antes, a adorar apenas o Deus do Antigo Testamento. À ancestral culpa judaica alimentada por um Deus protector mas ciumento, autoritário e vingativo, estes criptojudeus juntaram um novo tormento: negar quem se adora para poder continuar a adorá-lo. Em Portugal, a comunidade de Belmonte tem uma história semelhante.

    NÓS, JUDEUS

    Desde a sua chegada à Península até aos dias de hoje, os judeus tiveram sempre um papel importantíssimo na vida de Portugal e Espanha. As primeiras provas documentais da existência de judeus no futuro território de Portugal datam do século VI ou VII da nossa era. Mas já trezentos anos antes a Igreja Católica mostrava a sua má-vontade com o povo hebraico ao estabelecer várias restrições aos cristãos no seu relacionamento com os judeus (Concílio de Elvira). No entanto, esta atitude claramente anti-semita nunca foi muito significativa no que diz respeito à convivência da população portuguesa com a comunidade judaica. Quando D. Afonso Henriques conquista Santarém, em 1147, serve-se da comunidade judaica que aí vivia como colonizadora e povoadora do novo reino que se formava. Aliás, quando o nosso primeiro rei entrega a Yahia Aben-Yaisch o controlo total da arrecadação das rendas públicas, inaugura a política proteccionista que continuará, com maior ou menor significado, até ao reinado de D. Manuel I. Os monarcas precisavam dos judeus, sobretudo por razões económicas: estes não só possuíam largas fortunas pessoais que ajudavam a corte a sobreviver, como também estavam obrigados a pagar pesadíssimos impostos e tributos Por isso ocupavam altos cargos públicos (normalmente associados com assuntos do Tesouro), contribuindo para manter baixa tensão entre a população cristã e a comunidade hebraica.

    Os reis portugueses viam-se muitas vezes divididos entre as necessidades efectivas das suas cortes e o dever para com a Igreja Católica, que nesses tempos era lobby de respeito. Muitos foram os conflitos com o clero só porque os nossos reis não obrigavam os judeus a usar distintivos ou a pagar dízimos. D. Dinis, por exemplo, embora tenha decretado leis que punham em causa a palavra de um judeu contra a de um cristão, além de ter acatado as disposições do Concílio de Latrão, nunca se desviou da política geral de protecção dos judeus. O filossemitismo é imagem de marca dos soberanos nacionais.

    Mas a verdadeira manifestação de anti-semitismo dá-se com a expulsão dos judeus ordenada por D. Manuel I, em 1496. Isto seguiu-se à expulsão dos judeus de Espanha por D. Fernando e D. Isabel, decretada quatro anos antes. Muitos dos judeus espanhóis refugiaram-se em Portugal, o que veio a causar grande instabilidade social. As epidemias do final do século XV levam o povo a atribuir as culpas aos novos refugiados. Estes factores, adicionados às pressões dos Reis Católicos de Espanha (e às da Infanta Isabel, que só aceitaria casar com D. Manuel quando Portugal estivesse purificado de judeus) levam o rei português a decretar a expulsão em Dezembro de 1496.

    Só que este decreto não tem o mesmo significado que o espanhol: D. Manuel sabia como os judeus são essenciais para um país em expansão territorial. Dentro da comunidade hebraica, para além de grandes fortunas, existiam grandes intelectos: médicos, matemáticos, cientistas. Por isso, dá ao judeu a possibilidade de ficar em Portugal mediante conversão, ao mesmo tempo que utiliza todos os recursos para forçar essa conversão. O prazo de expulsão é também maior: dez meses para abandonar o país, em contraste com os quatro meses espanhóis. Durante esse tempo, D. Manuel não faz preparativos para o embarque dos judeus; manda retirar as crianças judias às suas famílias e educá-Ias em famílias cristãs; isenta de inquérito ou perseguição religiosa todos os cristãos-novos durante vinte anos, o que na prática significava que mesmo depois de baptizados poderiam continuar a ser judeus; e, finalmente, no momento do embarque, manda baptizar à força os últimos renitentes. Assim, a maior parte dos judeus fica em Portugal como cristãos-novos. A comunidade judaica desaparece, enquanto entidade autónoma. Mas os judeus, as suas fortunas e as suas capacidades de trabalho, permanecem no país, ao serviço do reino. D. Manuel pode proclamar a "limpeza"de Portugal e ao mesmo tempo desfrutar do que sempre possuiu.

    Até ao estabelecimento da Inquisição em Portugal, o anti-semitismo viveu em crescendo. A Igreja estimulava o ódio: em 1506, frades dominicanos chefiaram uma das maiores matanças feitas em Portugal contra os judeus. E tudo porque um cristão-novo teve a enorme infelicidade de tentar explicar um reflexo estranho que se via num crucifixo (provocado por um raio de sol, provavelmente) e que o povo via como sinal divino. Resultado: o infeliz foi levado para o adro e ali mesmo queimado. Seguiu-se uma tresloucada caça ao judeu que não poupou nem mulheres nem crianças.

    Em 1536 surgiu a lnquisição. Embora tenha sido mais moderada em Portugal do que em Espanha, convém não nos enganarmos porque o anti-semitismo luso não era pouco. E a não ser a lusitana moderação, pouca diferença encontraremos entre a lnquisição portuguesa e a espanhola. Os números mostram bem que os rapazes do Santo Ofício não brincavam em serviço. De 1536 a 1821 existiram 750 autos-de-fé em Lisboa, Coimbra e Elvas; foram julgadas cerca de 40.000 pessoas e mais de 30.000 foram condenadas. Dessas, 1175 seriam executadas por garrote ou queimadas vivas. É evidente que se compararmos estes números com os da Inquisição espanhola, a nossa padecia de uma piedade sem limites. Mas a tragédia está no facto de estes números terem existido. Ainda a propósito, e só como curiosidade, recordemos um estudo interessante de Alexandre Gusmão (irmão de Bartolomeu de Gusmão, o padre da Passarola Voadora), onde provava, através da análise das genealogias dos Grandes Inquisidores, que todos eles tinham uma maior ou menor dose de sangue judeu...

    O anti-semitismo conheceu grande popularidade no princípio do século. Em 1924, Mário Saa publica o célebre A Invasão dos Judeus. O título já dizia tudo, mas os nomes dos capítulos reforçam a ira anti-semita: "Invasão do Sangue", "Assalto à Riqueza", "Assalto ao Estado", "Assalto à Religião", "Assalto à Vida Mental". Nesta última parte, Mário Saa chega mesmo a contrapor os intelectuais não judeus (arianos) aos judeus, comparando-os através de sinais físicos. Entre a lista de intelectuais judeus, encontramos Fernando Pessoa, Raul Leal, António Ferro, Almada Negreiros. Com a exaltação dos nacionalismos favorecidos pelo Estado Novo, é fácil encontrar mais radicalismos anti-hebraicos em Portugal. Em 1948 (ano da constituição do Estado de Israel), o jornal A Nação - "semanário da actualidade política e literária" que ostentava um integralismo deturpado e um fascismo ferocíssimo - publicava na sua edição de 17 de Julho um artigo com o título "Os judeus... são judeus". Para bom entendedor, eis alguns excertos iluminados: "A guerra da Palestina, a proclamação do Estado judaico e a agitação que se apoderou de todo o mundo, acentuaram, com mais vigor que cinquenta discursos de Hitler, a realidade do problema judaico e a gravidade do mal." Assina o artigo Christianus...

    Terá a sociedade ocidental necessidade de um povo a quem odiar? Quer dizer, foram os judeus como poderiam ter sido os ciganos ou os loiros? Sem dúvida que não. O anti-semitismo não pode reduzir-se a uma mera questão racista. Porém, podemos pensar que um primeiro ódio religioso deu lugar a outro, este racista. Embora ainda não se tenha dito a última palavra sobre a hereditariedade genética, não acreditamos na transmissão de uma mentalidade ou característica hebraica. É ridículo. Mas acreditamos numa identidade ou personalidade judaica intrínseca a um povo que através dos séculos se habituou a ser o bode expiatório das comunidades em que vivia sem conviver. Infelizmente, é claro que os estereótipos anti-semitas transmitidos de geração em geração nos hão-de sobreviver. Shylock de Shakespeare continuará a ser O judeu. Também Horácio, Tácito, S. Tomás de Aquino, Maquiavel, Cervantes (este muito provavelmente um cristão-novo), Voltaire,. Dickens, Nietzsche, Pound e muitos mais, - contribuíram para a cultura anti-semita dando mais elementos para formar o judeu a abater. De Abraão até Marx, Freud e Einstein ou da Babilónia até Auschwitz este povo guarda muitas respostas. Mas nós não podemos deixar de procurar as razões da barbárie cometida através dos séculos. O judeu continuará a ter de demonstrar a sua inocência numa cultura que já o declarou culpado.


    in K nº 5, Fevereiro de 1991

    Rui Carmo
    Anónimo said...
    Este palhaço passou das regras, acolitado por outros inúteis cripto-judeus.
    Um bom judeu é um judeu morto, máxima que se devia especialmente aplicar ao último verme, que veio desfiar o habitual rosário de balelas cripto-judaicas. A única coisa que é verdade prende-se com o facto, abundantemente conhecido, da Casa de Bragança ser constituída por judeus (o primeiro Bragança era filho bastardo de D. João I - já ele bastardo... - e de uma judia). Mal está um país que se deixasse governar por tal escumalha...
    Relativamente aos muçulmanos, só uma palavra para esse atrasado mental que vomita sobre a alcunha de "Ninno" - embora seja uma gentinha reles e execrável, foram autores de um brilhante provérbio: "O inimigo do meu inimigo, meu amigo é". Só há uma coisa pior do que maomés, são os judeus. E se eles se matarem todos uns aos outros, melhor ainda.

    PS: Sim, Cristo era um judeu... logo, o cristianismo também é uma boa bosta...
    Nino said...
    O último senhor certamente usaria também um elegante chapeú amarelo - afinal de contas, não há mesmo português que não tenha sangue judeu a correr-lhe nas veias. É caso para dizer: "Chapéus há muitos."
    Anónimo said...
    Ouve lá, ò Ninnó, chapelinho amarelo é para ti e para outras p**tas judias que para ai andam.
    És uma nódoa patética, uma bailarina nojenta, que nem para a câmara de gás serves.
    Vai-te mas é meter com pretos, que é para o que tens mais jeito...
    Palhacita, gozas com pretos e maomés, mas "ne touches pas aux semites, que são minhas irmãs...".
    És mesmo rasca, minha badalhoca...
    Vê lá se dedicas a qualquer coisa mais séria, género retrosaria ou agiotagem, que fazem mais o teu género judaico e deixas de escrevilhar as tuas tiradas toscas, de agitadorzita de vão de escada...
    Pareces uma sopeira do autocarro, aver arrastões, crimes e desgraças. Nas horas vagas deves escrever no Correio da Manhã, que o teu estilo arruaceiro não dá para mais.
    Cresce e aparece. Judia és tu, minha palerma!!!
    ---- said...
    Este comentário foi removido pelo autor.

Post a Comment