Vão ver

Ler, no Bloguítica, "O Cobertor é Curto", a partir de uma "notícia" do Jornal de Notícias. À excepção do excitadissimo e coerente Medeiros Ferreira, a partir desse porta-voz de enorme impacto nacional que é Vitor Ramalho, a putativa candidatura presidencial de M. Soares segue aparentemente o ditame de Séneca: "sempre idem velle atque idem nolle", ou seja, "sempre querer e não querer o mesmo". Já se sabe que Soares precisa de "cercar" o "centro político" para ter sucesso. Para isso, tem que recorrer à famosa gaveta onde enfiou o (seu) "socialismo" há uns bons pares de anos, e de onde provisoriamente o tirou para, uma vez candidato presidencial nos anos 80 e 90, se proclamar retoricamente "socialista, laico e republicano". No entanto, a gaveta cresceu para um armário no qual, nos últimos anos, Soares foi arrumando as suas "novas" "convicções" e os seus "novos" amigos, exibidos com a adequada radicalidade, desde Porto Alegre à Avenida da Liberdade. São esses "cadáveres esquisitos" - que hoje rejubilam com a sua recandidatura - quem mais incomoda um Soares já interessado em "pescar" noutras águas. As "declarações" de Ramalho provam-no e a emergência do advogado de negócios - particularmente "angolanos" -, Vasco Vieira de Almeida, como "responsável" pela campanha, são os primeiros sinais de "descolagem" puramente táctica dos drs. Louçã, Rosas, Jerónimo de Sousa, Domingos Abrantes ou Boaventura Sousa Santos. Quem o conhece, sabe que, quando e onde for preciso, Soares dirá exactamente o contrário do que jurou antes, e vice-versa. As minudências "ideológicas" nunca lhe tiraram um segundo de sesta. E os seus amigos do armário engolirão em seco em nome da sagrada "unidade" contra a "direita". Ele quer apenas ganhar e eles querem apenas que o "outro" não ganhe. Neste tropismo político nada sadio e intelectualmente pouco sério, vai valer tudo. Vão ver.

Publicado por João Gonçalves 11:02:00  

3 Comments:

  1. Anónimo said...
    tanto ódio destilado de um lado e de outro...

    E se fosem passar uns anitos às ilhas selvagens para se curarem?

    Alface
    Anónimo said...
    ...Pois...
    ...uma boa palhaçada, necessita sempre de uma dupla...
    ...experiente.
    Anónimo said...
    Soares sempre contou com uns lacaios que lhe seguem os passos desde os tempos revolucionários. São os amigos intimos da "entourage", prontos para o trabalho da difamação a que eles chamam "guerra", tentando mostrar que depois da receita deles, só resta a catástrofe.
    É esse grupinho que Soares sempre soube "cultivar" e favorecer. Nunca se arrependeram. Nunca faltam a uma iniciativa do patriarca.

Post a Comment