Tragédia... na Ordem dos Economistas

Ontem fui um daqueles que se deslocou à ordem dos economistas na expectativa de ouvir do ministro da economia e da inovação, algo de palpável sobre a economia portuguesa, e uma justificação plausível, aquela que todos desconhecemos ainda sobre a razão que leva o governo a realizar a Ota. Perfeito engano.

Para começar, o ministro da economia procedeu à reinvenção do PIB Português, algo característico sempre que o PS chega ao Governo. É certo que Luís Viana no DN, transcreve da seguinte forma...


Recordo que os nossos vizinhos acabam de anunciar um programa gigantesco de 241 mil milhões de euros de investimento até 2020, quase duas vezes o PIB português, na expansão da sua rede de transportes

A verdade é que o Ministro não disse mil milhões... mas sim biliões.

Não é grave, e até Mário Soares já trocou milhares por milhões, o que é grave aqui é o ministro por momentos assumir que o PIB Português é de 120 biliões de euros. De facto assim a OTA era uma pequena migalha. O custo estimado da OTA situa-se nos 5 Mil Milhões de Euros.

Está claro que o Manuel Pinheiro, percebeu logo que deste debate surgiria uma lição da economia keynesiana, e a promoção do investimento público, como motor da economia. Várias vezes Manuel Pinho estabeleceu analogias entre a Coreia e Portugal, entre os kms de auto estrada que a Espanha têm e Portugal não têm, ou entre o TGV Espanhol, que curiosamente os espanhóis assumem não conseguirem rentabilizar e a necessidade de Portugal também possuir, sob pena de ficar ainda mais periférico.

Infelizmente, caí na tentação de questionar pessoalmente, Manuel Pinho...

  • a) A semelhança do que conseguiu no Yahoo espanhol, lanço-lhe o desafio de publicar no portal do governo, os estudos que sustentam a decisão do governo em levantar a OTA.
  • b) Quando fala na necessidade de mais investimento público, e da sua necessidade, não está a levar em linha de conta que o que Portugal precisa não é mais, mas sim melhor investimento público. Fala na logística de transportes e no conceito de rede, mas no seu discurso nem uma palavra sobre o porto de Sines.
  • c) A OTA custará 5 mil milhões de Euros. Saberá o governo que existem melhores soluções e que não colocam Portugal num plano ainda mais periférico, como a OTA nos colocará ?
  • d) Manuel Pinho, falou que a estratégia de longo prazo, passa pelo plano tecnológico. E as reformas na educação, na segurança social, na função pública, na organização administrativa do território ?

A tudo isto, Manuel Pinho remeteu-se ao silêncio. Ou melhor respondeu-me, que Portugal deve ombrear com a Espanha, a Coreia, e a Grécia em termos de investimento público. Que o plano tecnológico vai enviar 1.000 jovens para as melhores empresas mundiais de tecnologia - provavelmente já não regressam - Apenas isto !

sabia que este governo era mau. Ontem fiquei a saber que o mesmo governo, não só é mau, como é moralmente incapaz, e tecnicamente incompetente, e que de facto não há qualquer estudo para implementar a OTA... Para eles é apenas uma questão de feeling !




Publicado por António Duarte 20:00:00  

18 Comments:

  1. Anónimo said...
    Venerável Irmão:

    Então não acredita no Contra-Informação?

    Está lá tudo!!!

    diogenes
    Anónimo said...
    Meu caro António Duarte

    Sejamos claros: a Ota é uma questão de feeling ou uma questão de interesses?

    Não temos mais tempo para meias palavras: feeling ou interesses ?
    Anónimo said...
    Publiquem os nomes dos donos dos terrenos na zona do aeroporto da OTA
    Anónimo said...
    DR.Sampaio, não quer saber os nomes dos donos dos terrenos na OTa?
    Se calhar, vai encontrar ali muitos dos seus amigos proprietarios! faça uma perninha,
    isto das reformas só está bom para
    o Banco de Portugal!
    O Socgrates parece que esqueceu os salarios do BP.............
    Anónimo said...
    António D.

    Para si, com certeza, qulquer estudo que evidencie "efeitos multiplicadores" ou "esternalidades positivas" não tem qualquer interesse, pois não?
    Anónimo said...
    externalidades, quis dizer.
    António Duarte said...
    Caro Anonimo

    Se tem esse estudo...agradeço que mo faça chegar..

    E-mail : grandeloja.antonio@gmail.com

    Se nao tem esse estudo, então deixe que lhe diga que o efeito multiplicador da OTA sera muito inferior ao que é apregoado. Quanto as externalidades, elas de facto existem, mas para alem de serem negativas - caracteristica de qq investimento publico - , o que aumenta o tempo de impacto do efeito do Ipublico na economia, nao devem ser as externalidades a decidir o investimento ou nao...
    Anónimo said...
    Eu sei que o Cravinho e o Almeida Santos são dois dos donos. Se alguém souber de mais nomes que os deite para fora.

    Já chega de tanta corrupção e de tanta falta de moral neste país.
    Anónimo said...
    Não se pode questionar ministros em público.

    Primeiro: Sócrates não gosta.
    Segundo: Eles não sabem responder porque lhes faltam os assessores, as secretárias e os estudos.
    Anónimo said...
    Bolas, como a direita é cansativa! E convencida! E insuportável! Deixem o governo governar com o seu programa, sufragado por 45% dos portugueses, e não chateiem! Começa a ser muito cansativo repetir isto, bolas! O governo já disse que a OTA e o TGV, como está no programa, são para avançar. Não vaçe a pena estarem constantemente a dizer mal de tudo. Aliás, nem sequer revela muita inteligência...
    Anónimo said...
    Parece que o EuroMilhões já saiu e por muitas vezes, em Portugal. Só a D. Clara é que sabia disso, é por isso que se encontra disponivel para aceitar e talvez financiar as construções referidas.
    Do meu bolso já não podem tirar mais nada. Acabou.
    Luís
    Anónimo said...
    Desafio o "anónimo das 8:56" a provar a afirmação de que o Cravinho e o Almeida Santos têm terrenos na OTA; para isso deve deslocar-se à Conservatória do Registo Predial da zona e pedir as respectivas certidões; enquanto não o fizer trata-se de uma calúnia que mesmo um anónimo não deve fazer.
    outroAnónimo.
    Anónimo said...
    Meu caro eu sou o anónimo das 8:56 e se quiser saber basta pedir os registos prediais e fazer as associações correctas.

    O que disse é verdade e mantenho.
    António Duarte said...
    Agradecemos ao anónimo das 8.56, que nos contacte via e-mail :

    grandeloja.antonio@gmail.com
    Anónimo said...
    Dona ou Menina Clara
    realmente o resultado nas urnas foi esse, mas mentiram, por desconhecimento que traduz incompetência para quem quer ser governo.
    Bem, Ota e TGV estavam no programa do PS, mas eles NÃO SABIAM (?) que a crise era tão grande.
    Minha senhora sabe o que é um TGV?
    Não sabe e muitos de nós também não sabemos... mas corremos o risco de, se o maquinista se distrair do Porto a Faro e não abrandar a tempo caírmos no Atlantico...
    Quanto à OTA o ilustre socialista enquanto governava(?) Lisboa dizia que o Aeroporto fora de Lisboa é um disparate ou coisa parecida...
    Quem não tem dinheiro não tem vícios.
    Criem-se alternativas de chegadas/partidas ao Aeroporto de Lisboa, Alverca e (ou) Montijo e talvez a segurança interna fosse melhor salvaguardada.
    Haja DEUS!
    Anónimo said...
    Caro anónimo das 8:56 !
    O terreno na OTA do Engº Cravinho, que é um homem íntegro e sério, só se fôr uma horta que herdou dum tio-avô. Não o vejo a comprar terrenos com base em inside trading. Não! Seria demais e eu atirava-me ao mar. Queira fazer o favôr de provar a afirmação que fez.
    Anónimo said...
    É evidente que anónimos não provam coisa nenhuma e aliás o único objectivo disto é a calúnia reles, na esperança de uma inquisição popular por via deste cíber-forum.

    Eu não concordo com o TGV, nem com este nem com o que foi prometido com pompa e circunstância por Durão Barroso (lembram-se?) e por António Mexia (lembram-se?).

    Quem andou a dizer maravilhas da defunta coligação talvez devesse ter um pouco de recato sobre esta matéria e fazer algum mea culpa... não?

    De qualquer forma, a falta de vergonha e a calúnia parecem andar de braço dado...
    Anónimo said...
    sugiro que nos atiremos , já, todos ao mar. diz o ditado que de bons rapazes está o inferno cheio! pois, diz-me a experiência que de homens sérios está Portugal cheio!!!
    onde está o jornalismo de investigação em Portugal? porque não se faz um artigo de fundo sobre quem são os proprietários e os interesses presentes na zona da OTA? devia fazer-se já! para evitar este desastre para que nos conduzem ideias fixas de grandiosidade bacoca herdada por certo do tempo em que Portugal ia de Timor ao Minho. pois Timor já lá vai e o Minho qualquer dia muda-se para Espanha! TGV! tem razão quem pergunta o que é um TGV! e mais razão tem quando diz que se o maquinista se descuidasse só parava no Atlântico! se nem sequer o alfa cumpre o horário!

    granda nóia

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