sobre a eficácia...

Alberto Costa, o tal que ainda é Ministro da Justiça, quer uma PJ mais eficaz, que apresente mais resultados, os quais na sua óptica se traduzem simplesmente em mais condenações. Mas disse mais, disse até que a eficácia da PJ não se avalia nos media.

À superfície pode ser-se tentado a concordar com esta visão simplista das coisas, mas tal seria um erro, e um erro crasso. Os números, e as estatísticas, não são tudo, longe disso. Começando pelo fim, bem ou mal, os media espelham a realidade, e é também através destes que a população se apercebe dela, não perceber isto, e não contar com isso, é pura e simplesmente inadmíssivel nos tempos que correm. Uma coisa é não investigar para os media, outra coisa - bem diferente - é ignorá-los e por via disso ignorar todo um país. Regressando aos números, estes - convém recordar - são perigosos e muitas vezes redutores; atente-se ao problema dos incêndios, uma diminuta percentagem destes é responsável pela quase totalidade da área ardida, que interessa pois ? uma elevada percentagem de investigação/condenações nos mini-incêndios (que garantem números vistosos) ou um enfoque claro nas causas dos grandes incêndios (que estatisticamente pesam tanto na cabeça do sr. ministro quer tenha artido 1 hectare ou mil) ? Pois é, pois é...

Publicado por Manuel 15:47:00  

2 Comments:

  1. Anónimo said...
    Boa, Manuel, o ministro não captou nada sobre a Comunicação Social. Quer ser ele a publicitar o que deve ser publicitado por outros.
    Anónimo said...
    Não imaginam o Peso que tem a Estatistica.

Post a Comment