Por estes dias são notícia apreensões atrás de mega-apreensões de droga em Portugal. Agulhas em palheiro, já que não consta que o preço na rua do produto tenha aumentado, que apenas relevam o papel fundamental que o nosso País tem como grande porta de entrada de substâncias ilícitas no continente €uropeu. No dia em que o nosso ministro da defesa já se preocupa com um fim possível da independência nacional não deixa de ser relevante recordar o papel fundamental que os novíssimos submarinos terão no combate ao tráfico e na defesa da nossa zona costeira e ZEE... Com uma fração do gasto, unidades de supérfície, mais leves, rápidas e ágeis, coadjuvadas por meios aeronavais e uma boa rede de radares seriam porventura miuto mais eficientes e infinitamente mais productivas. Ou não ?

Publicado por Manuel 17:42:00  

5 Comments:

  1. Anónimo said...
    Ilusões.
    É impossível controlar toda a costa a esse nível.

    "unidades de supérfície, mais leves, rápidas e ágeis" não interessam para nada , não têm endurançe, não aguentam bem o mar. Com um minimo de ondulação o alcance de radar já reduzido diminui-se a pouco mais de umas milhas uma vez que que a antena está muito perto da água. Sem falar que o Oceano Atlântico não permite o seu emprego durante alguns periodos devido á ondulação. Por isso é que os Patrulhões que se estão a construir são navios oceânicos.
    Um navio do tamanho de uma Fragata já consegue mais do que 20 milhas embora dependa do tamanho do alvo.
    E também existe uma coisa chamada curvatura da terra...

    Mas mesmo em terra um radar não classifica.(nem estou a considerar a logística e pessoal necessário)
    Depois da detecção é preciso classificar ora como é que se classifica todos incluíndo os pequenotes que navegam perto das praias sem meios ópticos. E depois entra-se em todos?
    5 pessoas num barco numa praia podem ser pescadores, traficantes ou as duas coisas, um caixote e já está...
    Isso era pior que verificar todos os carros á entrada de Lisboa e se isso não se faz em seco...

    Só denuncias , investigação ou intercepcção de comunicações permitem detectar o tráfico de droga ou alguma sorte nas patrulhas.

    Numa operação dessas um submarino pode ajudar uma vez que não alerta.
    Mas um Submarino não é para combate á droga é para guerra e em tempo de paz para reconhecimento e fazer uma biblioteca de sons e sonares existentes.

    lucklucky
    Anónimo said...
    O que para mim aconteceu de mais importante nesse dia foi a forma soberba,arrogante e claramente ameaçadora de repres´lias ao Governo legitimo em que os sargentos o oficias se pronunciaram.Uma clara violação da disciplina militar em democracia.Esses senhores devem já deviam ter um processo disciplinar a decorrer instaurado pelas chefias.Mas as chefias....
    Anónimo said...
    "e uma boa rede de radares seriam porventura miuto mais eficientes e infinitamente mais productivas. Ou não ?"

    NÂO, CLARO QUE NÃO. NÃO TENTE POR O ROSSIO NA BETESGA
    Anónimo said...
    Diz lá o Brother Manel: Quanto custa um grama da branca e da castanha? E um sabonete?
    Aposto que não gostas de modernices e preferes as velhas e duras. Essas é que dão para despachar sempre a aviar. O haxe põe-te preguiçoso não é?
    Luís Filipe Rodrigues said...
    Legalise it and then tax it.

Post a Comment