É por conta da (nossa) casa

Os Líderes Africanos preferem receber do Ocidente o peixe que ensinar os seus povos a pescar. Assim, sem esforço, acautelam para si os mais graúdos, frescos e saborosos. Um povo esfomeado toma sempre um carapau putrefacto por uma iguaria. Um povo instruído não deixa nas mãos de qualquer cozinheiro a preparação do peixe que pescou.

Ler também aqui.

Publicado por Nino 20:36:00  

5 Comments:

  1. Anónimo said...
    Raciocinio desapropriado. os paises que viram as suas dividas perdoadas foram os paises cujos governos que têm feitos esforços sinceros para desenvolver o seu pais.

    Moçambique viu a sua divida perdoada, angola não.

    Moçambique, com todos os seus defeitos, tem sido um dos paises melhor governados de africa. Este perdão da divida vem facilitar o crescimento economico já existente. Dá também um incentivo aos paises circunvizinhos para corrigirem a corrupção que asfixia a economia dos seus paises.

    Este perdão da divida é um pequeno paliativo dos prejuizos que os subsidios aos agricultores dos paises ricos provocam nos paises pobres.

    Moçambique tem tido um crescimento economico de cerca de 8 % anuais. É totalmente injusto afirmar que o governo moçambicano tem querido manter o povo na miseria. Não foi um perdão cego e acefalo mas uma recompensa a paises cujos governos mostram um minimo de boa-fé.
    Nino said...
    Se não há incontrolável e descarada corrupção em Moçambique, porque então o jornalista Carlos Cardoso foi assassinado em 2000 quando estava a realizar uma reportagem sobre o desaparecimento de 144 bilhões de meticais do Banco Comercial de Moçambique?
    Anónimo said...
    Estas medidas são para inglês ver, a verdadeira ajuda passaria por acabar com a política agrícola comum... assim criar-se-iam condições para que os habitantes dos países agora contemplados pudessem iniciar economias sustentáveis alicerçadas na criação de valor não na esmola.

    Só que isso iria xatear os agricultores europeus!!!!
    diogenes
    Anónimo said...
    O Dinheiro nem vai mudar de Banco. Só mudam os titulares das contas.
    Anónimo said...
    Não é oligarquia o que está em Moçambique?
    É só menos corrupto que Angola é só uma questão de unidade de escala?
    Já agora o presidente disse que os Portugueses deviam pedir desculpas, só se fosse os que não acautelaram os interesses que permitiram o desastre. São uns heróis estes dirigentes africanos.
    Expliquem o que é um incentivo para corrigir a asfixia provocada pela corrupção. Ficamos todos aliviados como cidadãos com mais esta dádiva.
    Lágrimas de crocodilo é o que é ...

Post a Comment