um exercício...
sexta-feira, maio 20, 2005
Substitua no texto abaixo, de Mário Bettencourt Resendes, "PT", por "BES"...
Para bom entendedor...
O que está aqui em causa é o facto de o Governo estar a lidar com uma das unidades mais importantes da economia nacional, que funciona, em muitos aspectos, como imagem de marca global do melhor que Portugal é capaz. E que por isso foi bem sucedida em mercados externos e tem a maioria do seu capital nas mãos de investidores estrangeiros que são particularmente criteriosos na aplicação dos seus fundos.
É tudo isto que o Governo tem que ter em conta cada vez que, directa ou indirectamente, se pronuncia sobre a PT. Não se trata de sugerir ao Estado que prescinda dos direitos que lhe confere a golden share e, muito menos, que abdique do desejável primado do poder político sobre o poder económico. Não é, sequer, difícil adivinhar os motivos da irritação da tutela. Pede-se, tão-só, que matéria tão sensível seja tratada com a prudência, o bom senso e a discrição reco
mendáveis.
Se assim não for, transmite-se para o mercado, e sobretudo para o exterior, uma imagem controversa sobre a política económica portuguesa. Se houvesse dúvidas sobre a forma como hoje se olha para Portugal, bastaria ler o severo artigo de primeira página da edição de quarta-feira do Financial Times a propósito das vicissitudes da política orçamental.
.
Publicado por Manuel 00:51:00
0 Comments:
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)