Breves reflexões sobre a Educação

A chamada formação contínua dos professores do ensino básico e secundário é uma falácia, em que inexistem controlos de qualidade, garantias de relevância cíentifico-pedagógica (conhecendo-se casos de docentes de história a frequentar acções de formação de Excel, porque são perto de casa e tal, e dão os mesmos créditos que qualquer outra) ou sequer de miníma relevância formativa (o top vai para um grupo de professores de educação física que conseguiu umas férias de Inverno à conta da peregrina ideia de que iam fazer uma acção de formação em ski, para o que tiveram naturalmente de rumar durante 10 dias à Serra Nevada - formação essa que passaram aos alunos em aulas téoricas, seguramente).

Mas a situação começa a sair dos eixos definitivamente. Hoje e amanhã uma coisa chamada "Associação Sindical dos Professores Pró-Ordem" organiza um seminário devotado às "Dicas para ser melhor Professor(a)". Com direito a dispensa de serviço docente, isto é, ordenado pago por nós para estes professores não darem aulas. E em que é que eles se vão formar?

Bom, essa é a parte engraçada. Desde as "Potencialidades do Feng-Shui na sala de Aula", dado por um engenheiro cujo cartão de visita resulta de participar num programazeco de televisão em que as pessoas, desesperadas por uns trocos, oferecem a sua casa para o programa remodelar, passando pelo importante sub-tema de "Como utilizar a energia das cores (Que cor vestir?)", a cargo de uma Mestre de Reiki da Astroluz (?) acabando no indispensável "Leccionar tomando partido dos Signos dos alunos", a cargo da astróloga da revista Caras, é nisto que os senhores professores se vão ocupar durante dois dias, enquanto os seus alunos ficam sem aulas. Sobra para os colegas preguiçosos que não se querem formar nestas importantes matérias e que terão de assegurar aulas de substituição.

A etapa termina, naturalmente, com uma visita esotérica ao Mosteiro dos Jerónimos.

Bonito, não?

Post em stéreo
.

Publicado por irreflexoes 12:07:00  

7 Comments:

  1. Anónimo said...
    Olhem para as manifestações dos professores e veja a merda de gente que se intitula como professores. Um sitio onde se pode ganhar dinheiro e não fazer nada!
    Fernando Martins said...
    Sou Formador de Professores e revejo-me em algumas críticas aqui apresentadas...
    Mas, por favor, não confundam a árvore com a Floresta...!
    Anónimo said...
    Caro Adélio Pinho, sendo professor do ensino básico e secundário quase lhe posso garantir que o retrato deste postal é o de uma floresta. E tem poucas clareiras...
    E repararam no nome da associação sindical em causa... Agravará o panorama, não?
    Fernando Martins said...
    Os exemplos indicados (a Acção "esotérica" e a Acção do Sky) são uma vergonha (até porque gosto de Astronomia e a astrologia dá-me um profundo asco) mas mais poderiam aqui ser postas (estou-me a lembrar de uma acção "desportiva" de uma semana no Brasil, ainda realizada há pouco tempo). Discordo do exemplo das acções de Informática - são úteis para todos os professores, independentemente do Grupo de Docência...
    Mas por favor lembrem-se das muitas Acções bem preparadas, com utilidade e proveitosas para os Professores...!
    Anónimo said...
    Simplesmente disgusting!!!

    Em Portugal quem não sabe fazer mais nada vai para professor... é essa gente que tem abastardado a imagem do professor, por cada professor competente tecnicamente, pedagogicamente, humanamente; existe uma quantidade enorme de gente que decidiu ser professor por osmose, o que dá menos trabalho, menos risco.

    E o pior é que isto passa-se com os nossos melhores activos, as gerações futuras.

    O que vale é que o futuro próximo metdown do sistema vai acabar com esta bosta toda e nivelar o terreno para que possamos começar a construir uma nova sociedade, mais higiénica e mais exigente.
    diógenes
    Anónimo said...
    O mais enggraçado, e não me estou a refeerir aos autores do blog, mas sim a quem comentou este post.Ó mais engraçado, é q quem comentou e disse mal dos professores e das suas acções de formação, foi só gente anónima, sem mail........ se é anónimo, não é ninguém........Ok?
    Tenham coragem de dar a cara, qd emitem opiniões
    Fernando Martins said...
    Concordo com o comentário anterior... a coberto do anonimato dizem-se barbaridades (o que, neste caso, até nem sido assim...).
    Mas falta de facto avaliação no Ensino em Portugal: dos burocratas do Ministério da Educação, dos Professores, da Formação dos Professores, das Reformas sucessivas da Educação e da Educação, s.s., em geral...
    fem at prof2000.pt

Post a Comment