Aconteceu na Velha Albion
quinta-feira, maio 12, 2005
Na noite da pálida vitória eleitoral de Tony Blair, esse foi, para mim, o momento mais marcante: aquele em que Reg Keys se dirigiu aos eleitores de Sedgefield e, com o primeiro-ministro reeleito a pouquíssimos metros de distância, foi claro, directo e muito, muito duro nas palavras.
Foi um momento definidor de uma verdadeira democracia: o Governo errou, tem feito tudo para esconder esse erro, houve até um suicídio mal explicado em torno da polémica das Armas de Destruição em Massa, mas apesar de este ser um tema tão delicado a verdade é que um cidadão pôde tomar uma atitude claramente incómoda para quem tem o poder.
É pouco? Pode ser. Mas é muito mais do que aquilo que acontece nas sociedades que ainda não chegaram tão longe em questões de liberdade de expressão e direitos individuais. Por momentos, o sorriso Pepsodent de Tony Blair esmoreceu. Enquanto Reg Keys falava, com uma raiva que saía do fundo do coração, Blair baixou os olhos e não evitou um esgar de contrição. A «livre Grã-Bretanha» ainda é o que era.
Publicado por André 21:34:00
Há quem afirme convictamente que a PJ vai ser tomada de assalto pelo MP, visto estarem fartos das incapacidades do DCIAP.
Maria José Morgado será a primeira mulher a chegar ao topo da direcção da Polícia Judiciária.
Lá por ser sexta-feira 13, acreditem que é verdade.