contas... erradas ou o déficit no DN

É deprimente assistir à decadência diária do DN. Não são apenas os exercícios onanistas do Luis Delgado, a ida de Vasco Pulido Valente para outras paragens, ou os editoriais rascas do Raúl Vaz. O drama, como se pode constatar na edição de hoje, é mais vasto e profundo, e vai da crise de identidade à incompetência pura e dura. Na capa pode-se ler em letras garrafais, numa versão especial para miopes, que "Um terço das adolescentes já usou pílula do dia seguinte". Curioso, fui ler a notícia. Logo no primeiro parágrafo pode ler-se...


As adolescentes portuguesas chumbam na avaliação das suas práticas contraceptivas. Uma em cada seis jovens entre os 15 e os 19 anos tem uma vida sexual activa sem utilizar qualquer contraceptivo. E, dessas, 33% já recorreram à utilização da pílula do dia seguinte. O alerta é dado por um estudo sobre os hábitos anticoncepcionais das portugusas.

Afinal os tais 33% sê-lo-ão é de 1/6 das jovens (16,67%) o que dará 5% das jovens (5 em cada 100) portuguesa, entre os 15 e os 19 anos... Um detalhe. O que interessa é que tem uma capa à "24". disgusting.
.

Publicado por Manuel 00:34:00  

11 Comments:

  1. Anónimo said...
    Os jornalistas do DN ainda estão a fazer contas a ver se entendem o seu post
    Anónimo said...
    o publico fez exactamente o mesmo!!!

    o que se passa com os nossos jornais???
    Anónimo said...
    A ignorância orgulhosamente ostentada em 1ª página pelos dois diários de referência do país levam-me a formular a seguinte questão: será que os programas dos cursos de jornalismo incluem cadeiras de matemática?
    Anónimo said...
    Não é só o DN, e as "asneiras" recentes do Publico foram mais gravosas. Á pouco tempo também no DN um jornalista escrevia sobre o povo "roma" ora um pouco mais de cultura e conhecimento seria suficiente para saber que em português significa povo cigano.
    Quando chegará a altura de se perceber as limitações das escolas de jornalismo ? Não preparam os jornalistas mais do que as escolas de condução preparam para a condução.
    braap said...
    O Público diz: "Quase um terço das adolescentes sexualmente activas já tomaram a pílula do dia seguinte e 16 por cento admitem não utilizar qualquer método contraceptivo"
    Anónimo said...
    Uma em cada três adolescentes já tomou a pílula do dia seguinte

    As jovens portuguesas continuam a correr muitos riscos nas relações sexuais. Um dos maiores estudos sobre as práticas contraceptivas já realizados em Portugal revela que uma em cada seis raparigas entre os 15 e os 19 anos não utiliza qualquer método anticoncepcional.


    Web page do Publico.
    Anónimo said...
    Há uns anos encontrei esta pérola na revista "The Economist".
    A Cidade do México era (e é?) palco de longas filas de trânsito para entrar na cidade. Uma das mais importantes auto-estradas de acesso tinha 3 faixas em cada sentido.
    Um político propôs, e assim se fez, reduzir a largura de cada faixa e assim criar uma quarta faixa adicional. Os jornais conotados com o político apareceram com manchetes na primeira página publicitando que o espaço para o tráfego tinha aumentado 33% com tão sábia medida. Ora faixas mais estreitas geravam muitos toques e acidentes o que complicou ainda mais o trânsito, pelo que o político teve de voltar atrás e repor as 3 faixas. Os jornais não se deram por vencidos (passar de 3 para 4 faixas representa um aumento de 33%, passar de 4 para 3 faixas corresponde a uma diminuição de 25% ou seja há um saldo positivo de 8%) e publicaram manchetes a dizer que apesar de se voltarem às 3 faixas tinha havido um aumento do espaço disponível de + 8%!!!
    Diógenes
    Jorge Moniz said...
    Eu gostava de ver os números brutos e fazer as contas.
    É que detecto incongruências, mas por que é que hei-de acreditar mais no texto do DN do que nos dos outros?
    Não será que o "destas" se refere às sexualmente activas e não às 16 %? Assim já batia certo com o texto do Público: "Quase um terço das adolescentes sexualmente activas já tomaram a pílula do dia seguinte."
    Jorge Moniz said...
    (obivamente que continuaria a ser errado dizer nas capas 1/3 das jovens todas)
    AV said...
    Não se incomodem.
    Se a Exma Sra Dra Ana Benavente voltar ao Ministério da Educação, dentro de meia dúzia de anos temos quase toda a população abaixo dos 30-40 anos num estado de analfabetismo funcional, mas com estatísticas de sucesso.
    É só continuar a cavar o buraco que foi fazendo entre 1995 e 2001 (na sombra dos Ministros), sem que ninguém desse por isso.
    Anónimo said...
    As mentiras grosseiras nesta matéria são habituais no jornal Público; ainda me recordo da famosa manchete dos 11 mil abortos clandestinos que incluiam 10.808 abortos espontâneos. Afinal as raparigas que disseram ter recorrido à pilula do dia seguinte confessava ontem Alexandra Campos no mesmíssimo Público eram... 15 (quinze!) com 15 (quinze!) fez-se aquela bela capa de que um terço das adolescentes portuguesas já tinham tomado a dita. Isto não é jornalismo abaixo de cão, é MÁ FÈ.

Post a Comment