Uma rotunda derrota...

Não há volta a dar. O PPD/PSD perdeu as eleições, porque as mereceu perder.

Ao longo de 2 anos com Durão Barroso e Paulo Portas no comando e depois nestes fastidiosos 4 meses com Santana Lopes, o PPD/PSD "cavou" a sua sepultura. Poder-se-á ainda legitimamente culpar Jorge Sampaio desta decisão, não das eleições de ontem, mas daquele dia onde ao dar posse a Santana Lopes, o caucionou de imediato.

Hoje, no dia seguinte ao dia em que 45,05 % dos portugueses deram a primeira maioria absoluta ao Partido Socialista, e onde o PPD/PSD teve a sua mais humilhante derrota em eleições legislativas pós Assembleia Constituinte, importa realçar alguns dados...

  1. José Manuel Durão Barroso, foi também ele ontem verdadeiramente derrotado. Primeiro porque foi embora. Segundo porque preferiu uma solução de continuidade governativa fora do governo e dentro do partido, ao invés de preferir o que seria óbvio. Uma solução de continuidade dentro do governo que o povo tinha sufragado dois anos antes.
  2. Em relação às legislativas de 2002 em nenhum concelho de Portugal e Ilhas, o PSD teve mais % de votos ontem. Em nenhum. Uma retombante derrota, que deveria abrir outro caminho, outra decisão do ainda líder.
  3. No bastião laranja de Viseu, o PS teve mais votos que o PSD.
  4. Na república popular das bananas, perdão na ilha da Madeira, foi no Funchal que o PS conseguiu o terceiro deputado. Pode Alberto João culpar o método de Hondt, o mesmo que em 2002, lhe permitiu 4-1, mas é verdade é só uma, o país nas urnas derrotou toda uma máquina décrepita e sem estratégia.

E é isso que o PPD/PSD tem que perceber.

Quanto ao PS, mesmo com as primeiras palavras da vitória dedicadas aos amigos e aos camaradas pelo feito conseguido, Sócrates tem agora 4 anos para governar o país. Sem qualquer tipo de urdiduras que o faça responsavelmente e competentemente. É isso que o país e eu que nem nele votei lhe peço.

Entretanto, em Lisboa chove. Não se sabe se são lágrimas da derrota, ou o milagre das rosas. Mas chove, algo que nos últimos 4 meses não aconteceu.
.

Publicado por António Duarte 11:32:00  

0 Comments:

Post a Comment