Algumas pistas para o Eng. Sócrates..

... sobre como resolver o drama da segurança social.

Publicado por Manuel 18:03:00  

1 Comment:

  1. Rui MCB said...
    Há uma ínfima parte do trabalho de suporte técnico para a tomada de decisão disponível no INE vi a tábuas de esperança de vida com incapacidade mas parece-me que estamos a anos luz do que se fez nos EUA... em 1935.
    Se seguíssemos a bitola Norte Americana a nossa idade da reforma deveria ser hoje diferente (mais baixa para uma esperança de vida mais baixa). Só uma curiosidade.
    Acho que a solução terá de passar por uma acção em váriass frentes. Aumentar a idade da reforma não é a solução mágica pois tem efeitos colaterais não negligenciáveis oa nível do desemprego (e respectivo subsídio), entre outros.
    Aqui há margem para medidas de cunho claramente político ao contrário de muito que se tem dito e escrito. Espero é que haja coragem para por um lado assumir a redução do sistema de segurança social e por outro limitar o estado noutras áreas para permitir sustentar um sistema eficaz. Enfim, esta questão dará pano para mangas e será seguramente uma das questões mais difícies do próximo governo. Imaginação, ousadia e eficácia seriam as palavras chave para aqui. Aguardemos...

Post a Comment