manifesta infelicidade

No Quinto dos Impérios João Vacas escreve ...


O DN de hoje transcreve uma afirmação de Silvana Koch-Merin, deputada alemã ao Parlamento Europeu: «toda a Europa sofreu no passado em consequência dos crimes dos nazis. Por isso, seria lógico que os símbolos nazis fossem banidos de toda a Europa». E pronto.
Recorrendo ao mesmo critério, e admitindo que essa coisa do banimento de símbolos é factível (e não é contraproducente), lembro-me de mais qualquer coisa a juntar à lista de proscrições.

ao que justa dois selos como ilustração - uma com uma suástica e outro com uma foice e um martelo.

É uma declaração manifestamente infeliz e insensata. Goste-se ou não, o facto é que antes, e depois, da Revolução Russa, pesem os Estalines, e os Pol Pots deste mundo, sempre existiu uma componente ideológica mais ou menos abstracta, pacífica e "respeitável" do comunismo/marxismo/socialismo. Ora tal não se pode dizer, nem de perto nem de longe, do nazismo que, como doutrina, nunca foi dissociável da sua praxis. Só por isso o defendido pelo João Vacas é uma monumental disparate, um disparate que equivale não a demonizar o comunismo na pessoa da foice e do martelo mas sim a relativizar o nazismo. Esperava-se mais juízo.

Publicado por Manuel 10:06:00  

0 Comments:

Post a Comment