um epitáfio

O dr. Rui Rio terá afirmado um destes dias, a propósito do affaire Apito Dourado e do Presidente do Futebol Clube do Porto, qualquer coisa como... "Não quero falar de futebol, até por decoro face ao actual momento, mas acho que a prática me tem vindo a dar razão. Já tinha ouvido falar no Bernard Tapie e no Gil y Gil...". Na resposta, Pinto da Costa, colando-se ao PS, promete uma intifada (liderada ou não por ele) contra Rui Rio, nas legislativas e autárquicas. Tudo isto é triste, tudo isto é fado, porque, infelizmente, nos dias que correm já pouco resta do Rui Rio do Toto-Negócio. Rui Rio é, por estes dias, um político cinzentão, parte integrante do sistema. Associou-se despudoramente a Valentim Loureiro (ficava-lhe bem, mas com limites, estar grato por ter tido condições para concorrer à Câmara do Porto) na sua cruzada cega contra Menezes, não percebendo o óbvio - acabou transformado num Menezes de sinal contrário, facto que o célebre abraço entre os dois demonstrou à exaustão. E, sobretudo, esqueceu algumas coisas básicas que tão bem soube no passado, como que às vezes é preferível perder para se ganhar (ou manter a alma). Agora, e sem qualquer espécie de decoro, associou Pinto da Costa a Tapie e Gil y Gil por causa do Apito, mas é esse mesmo Apito que já ouviu o Major, e já foi ao Metro e até, em cortesia, à Câmara do Porto, que também está incontornavelmente associado a ele. Não consta que tenha sido Pinto da Costa que tenha mantido o Major no Metro do Porto, ou na Junta Metropolitana - foi antes Rui Rio. Talvez a julgar que sobrevivia, Rui Rio suicidou-se politicamente, talvez seja essa a solução para se manter mais uns anos à tona. Pela parte que me toca, gostava mais do outro Rui Rio, do da refiliação, que foi Secretário Geral e se fartou de Marcelo e do Aparelho, do inconformado, do lutador, do perdedor incontinente, se gostava. Dito isto, as coisas são o que são, o meu Rui Rio morreu. Viva Rui Rio.

Publicado por Manuel 11:05:00  

4 Comments:

  1. Anónimo said...
    Por se falar em Metro do Porto, na próxima 2ª feira terá lugar, no Tribunal, a providência cautelar interposta por duas funcionárias juristas do contencioso, despedidas pelo Engº Oliveira Marques, Presidente do mesmo,sob a ameaça de lhes ser aplicado, imagine-se, um "pontapé no c...".Esta notícia veio publicada no jornal "O Público" da semana passada.O que a atitude revela de mentalidadae ordinária, reles e rasca, de pequeno tirano a quem subiu o poder à cabeça, causa náusea. Infelizmente ele parece estar sob a protecção do manto Gay o que pode dificultar que lhe puxem as orelhas como convém.
    X
    Luís Bonifácio said...
    As declarações de Pinto da Costa contra Rui Rio, não serão parte integrante de um P.A.J.E.M. (Processo de Arquivamento Judicial Em Curso), jogando com o previsível ganhador das eleições de Fevereiro, a quem a intervenção de Pinto da Costa, provavelmente em muito beneficiará?
    António Viriato said...
    Bom artigo, como é hábito encontrar aqui na Loja. Parece que Rui Rio é mais uma estrela em franco apagamento na empobrecida galáxia do PSD. Uma a uma vão caindo as figuras que poderiam encarnar uma alternativa neste desconcertante Partido, dir-se-ia acometido de uma maldição dos Deuses, desde a desistência de Cavaco com o seu auto-flagelante tabu de triste memória.
    Manuel said...
    Caro Gonçalo, eu não falei no PDM... O drama, o grande drama, é a dualidade de critérios. O dr. Rio não pode à segunda, quarta e sexta clamar contra o FCP e contra a promiscuidade política/bola e às terças, quintas e sábados andar literalmente com o Major ao colo. Ou melhor, poder pode mas nõa devia. O problema é político e um de coerência, simplesmente.

    Entendidos?...

Post a Comment