Evangelho segundo Menezes
sábado, dezembro 04, 2004
O sumo sacerdote tornou-lhe a perguntar: "És tu o Redentor, Filho Bendito de Sá Carneiro?" E Santana disse-lhe: "Eu o sou".
E o sumo sacerdote, rasgando as suas vestes, disse: "Para que necessitamos de mais testemunhas? Vós ouvistes a blasfémia, que vos parece?" E todos o consideraram culpado de morte.
E alguns começaram a cuspir-lhe em cima, e a cobrir-lhe o rosto, e a pontapeá-lo, e a dizer-lhe: "Salva-te se és capaz". E os servidores esbofeteavam-no.
Estando Jorge em baixo no átrio, chegou uma das criadas do sumo sacerdote. Vendo-o enrubescido, desafiou-o: "Tu também estavas com Santana há quatro meses".
Mas ele negou-o, dizendo: "Não o conheço, nem sei o que dizes". E saiu em direcção ao alpendre, e o galo cantou. E a criada, vendo-o outra vez, começou a dizer aos que ali se encontravam: "Este é um dos tais".
Mas ele negou-o outra vez. E pouco depois os que ali estavam ripostaram: "Verdadeiramente tu és um deles, porque és também leão, e a tua pronúncia é semelhante". E ele começou a praguejar, e a jurar: "Não conheço esse homem de quem falais".
E o galo cantou segunda vez. E Jorge lembrou-se das palavras que Santana lhe tinha proferido: "Antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás". E, retirando-se dali, chorou.
Publicado por Nino 14:21:00
(mais ou menos Isaias 66:10)
Mas está bem pintado o retrato...!
Bravo, Irmão.'.
Quem acreditará na lagrimeta esboçada de Menezes ? E Rui Rio, congraçou-se deveras com Menezes, que já no Coliseu, em 1995, nos tinha oferecido aquela rábula, com entrada de Leão, invectivando sulistas, elitistas, para depois, na versão de sendeiro, sair a correr lavado em lágrimas, como uma Madalena arrependida ?
Pobre partido que tais personalidades alberga !