Evangelho segundo Menezes

O sumo sacerdote tornou-lhe a perguntar: "És tu o Redentor, Filho Bendito de Sá Carneiro?" E Santana disse-lhe: "Eu o sou".

E o sumo sacerdote, rasgando as suas vestes, disse: "Para que necessitamos de mais testemunhas? Vós ouvistes a blasfémia, que vos parece?" E todos o consideraram culpado de morte.

E alguns começaram a cuspir-lhe em cima, e a cobrir-lhe o rosto, e a pontapeá-lo, e a dizer-lhe: "Salva-te se és capaz". E os servidores esbofeteavam-no.

Estando Jorge em baixo no átrio, chegou uma das criadas do sumo sacerdote. Vendo-o enrubescido, desafiou-o: "Tu também estavas com Santana há quatro meses".

Mas ele negou-o, dizendo: "Não o conheço, nem sei o que dizes". E saiu em direcção ao alpendre, e o galo cantou. E a criada, vendo-o outra vez, começou a dizer aos que ali se encontravam: "Este é um dos tais".

Mas ele negou-o outra vez. E pouco depois os que ali estavam ripostaram: "Verdadeiramente tu és um deles, porque és também leão, e a tua pronúncia é semelhante". E ele começou a praguejar, e a jurar: "Não conheço esse homem de quem falais".

E o galo cantou segunda vez. E Jorge lembrou-se das palavras que Santana lhe tinha proferido: "Antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás". E, retirando-se dali, chorou.

Publicado por Nino 14:21:00  

7 Comments:

  1. CC said...
    Regozijai-vos com Portugal, e alegrai-vos por ele, vós todos os que o amais; enchei-vos por ele de alegria, todos os que por ele pranteastes»
    (mais ou menos Isaias 66:10)
    GS said...
    Bravo! ;-)
    Gabriel Silva said...
    Muito bom. Está excelente.
    Gabriel Silva said...
    Muito bom. Está excelente.
    Anónimo said...
    Os 'Veneráveis' Judas, jarretas, cujos papás andaram todos nos seminários, ainda não esqueceram a catequese. Um pouco fora de moda, continuam a blasfemar para ... debruarem o avental. Benza-os Deus!!!
    Anónimo said...
    Falta aqui, neste apócrifo evangelho, a participacão de outros santos...
    Mas está bem pintado o retrato...!
    Bravo, Irmão.'.
    António Viriato said...
    Excelente exercício de humor político, que bem falta nos faz, para nos desenfadar de tanta pífia comédia, que poderia até ser divertida, se não fosse trágica, para nós e para o País, que tem de aturar tanta incompetência e ignorância enfatuada.

    Quem acreditará na lagrimeta esboçada de Menezes ? E Rui Rio, congraçou-se deveras com Menezes, que já no Coliseu, em 1995, nos tinha oferecido aquela rábula, com entrada de Leão, invectivando sulistas, elitistas, para depois, na versão de sendeiro, sair a correr lavado em lágrimas, como uma Madalena arrependida ?

    Pobre partido que tais personalidades alberga !

Post a Comment