Todos Os Governos Têm a Tentação de Controlar a Informação, mas Uns Fazem-no Mais Inteligentemente do Que Outros

Álvaro Barreto, Público/RR

Publicado por Manuel 11:18:00  

9 Comments:

  1. josé said...
    Houve alguém que disse que o tal Barreto, Álvaro, seria ministro de qualquer governo para que fosse convidado.
    Deve julgar-se uma pessoa com aptidões excepcionais para governar a coisa pública.
    E de inteligência, nasceu farto!
    Ora veja-se:

    Pergunta o Público/RR: Dizer a um comentador: páre de fazer críticas porque tenho um negócio para acabar, não é pressão?
    Resposta:
    Não há nenhum grupo económico nacional ou internacional que não tenha essa preocupação.
    Diz o Público/RR: O grupo SOnae...
    Resposta:
    É uma excepção.(...) Mas não encontro nenhum empresário que o faça. Não vi nenhuma pressão sobre o Prof. Marcelo. Acho normal que um empresário de uma determinada empresa (...) tenha dito:"veja lá se não podemos encontrar um modelo diferente que não crie esta hostilização".
    E a seguir vem a cereja em cima deste bolo:
    "Todos ( os governos em que participou)têm a tentação de influenciar a comunicação social. Uns fazem-no mais inteligentemente do que outros."

    Deve ser por estes e outros de igual calibre que Portugal está na cauda da Europa em vários sectores. Só pode ser. É uma tristeza.
    josé said...
    O comentário ficou elíptico pela transcrição errática.

    O Barreto, Álvaro referia-se a Belmiro de Azevedo como o único empresário que sendo independente dos governos "sempre disse o que pensou, para o bem e para o mal." E a seguir é que disse: "Mas não encontro mais nenhum empresário que o faça."
    Assim é que é.
    E assim é que se percebe que afinal o empresário da Media Capital, no entender de Barreto, ÁLvaro, não tenha feito pressão sobre o Prof. Marcelo...
    É de facto um raciocínio inteligente e a par da inteligência média deste GOverno que pelos vistos tenta de modo subtil e despercebida à maioria das pessoas, fazer aquilo que o Barreto, Álvaro considera normalíssimo e que aconteceu em todos os governos em que participou: a manipulação dos media!
    É de facto, de gritos. Não do Munchen, como o Venerável Manuel assinala pictoricamente, mas, sei lá, dos irmãos Marx. Do mudo, já agora.
    Anónimo said...
    “O querer-viver, naquilo que possui de primário, de vital, de obstinado, é trágico em muitos aspectos. O que é certo é que a consciência não surge por acréscimo, é antes de mais a expressão de uma paixão ou de uma atracção um tanto ou quanto animal.” *
    As desastradas palavras de Álvaro B. permitem-nos divagar sobre o seu carácter:
    Trágico ?
    Animal ??

    Democrata ???

    * in Maffesoli, Michel - “A Transfiguração do Político”, Inst. Piaget, 2004, pp 151,152

    MJ
    Anónimo said...
    Veneravel Irmao Jose:
    Sera que o Barreto deu alguma novidade escandalosa? Que todos os governos (nao so aqueles em ele participou, mas tambem os dos EUA, Reino Unido, Espanha, Alemanha, etc etc etc etc etc algumas 178 vezes...) tentam controlar a informacao e uma evidencia. Extrair dai a conclusao que e por haver gente que (candidamente) o reconhece que Portugal esta na cauda da Europa faz parte daquela mania derrotista nacional que, essa sim, e responsavel pelo nosso atrazo...
    Quem e que agora se esta a armar em virgem pudica que cora indignada por ouvir um palavra em calao, quem e?
    josé said...
    Caro anónimo:

    O problema apontado ao nosso atraso - e que apesar de tudo nos permite pôr cedilhas onde é preciso- é multifacetado. O controlo da informação é um sintoma.Quanto mais desenvolvido um país, melhor e mais independente a informação, parece-me.
    Mas o que quis dizer não foi bem isso:
    Foi que com ministros deste calibre, que passam em sucessivos governos como génios insubstituiveis e se convencem disso mesmo, não admira que estejemos onde estamos no ranking dos países civilizados e europeus.
    Foi só essa a mensagem e estou a ver que passou sem acentos e cedilhas. Espero tê-las colocado.
    Anónimo said...
    Este "post" enquadra-se na categoria das Virgens Inocentes Violadas. Já estou pior do que o Luis Osório, que começava a ter saudades do Cavaco. Eu estou pior, começo a dar razão ao Saraiva do Expresso. De repente, toda a gente acha uma escandaleira o acto de presssionar, do lobby, do tentar manipular, do boato, da cunha e do jantar diz que disse. Credo, os nossos Media nos últimos 30 anos eram comandados por dezenas de herois jornalistas acima de qualquer suspeita. Cheiravam a rosas-bébé pruberes e inocentes. Nossa senhora.... que maravilhoso mundo este com tanta virgem.
    Anónimo said...
    Caros irmãos(caramba, passo tantas vezes por este pátio que já serei, pelo menos, um parente afastado...) a idade do ministro Barreto teria que servir para qualquer coisa... e valeu! Nem que tenha sido apenas para nos deixar perceber que, na sua tonitruante opinião, "este" governo não está a ser inteligente na forma escolhida para controlar a jornalada.
    Ora, eu acho exactamente o contrário. Está a conseguir, com eficácia e como todos quiserem desde 1975 mas poucos conseguiram. E tudo graças a artimanhas destas, com um ministro de linha cimeira a vir a terreiro dizer que "este" governo também quer mas não está a conseguir! Duas anotações para os espíritos menos acostumados com esta coisada: se o Ántónio Barreto admite, pasme-se!!, que o Governo quer mas não consegue, então podemos estar descansados!! Errado, é exactamente isso que ele quer fazer-nos pensar! Só q
    Anónimo said...
    Caros irmãos(caramba, passo tantas vezes por este pátio que já serei, pelo menos, um parente afastado...) a idade do ministro Barreto teria que servir para qualquer coisa... e valeu! Nem que tenha sido apenas para nos deixar perceber que, na sua tonitruante opinião, "este" governo não está a ser inteligente na forma escolhida para controlar a jornalada.
    Ora, eu acho exactamente o contrário. Está a conseguir, com eficácia e como todos quiserem desde 1975 mas poucos conseguiram. E tudo graças a artimanhas destas, com um ministro de linha cimeira a vir a terreiro dizer que "este" governo também quer mas não está a conseguir! Duas anotações para os espíritos menos acostumados com esta coisada: se o Ántónio Barreto admite, pasme-se!!, que o Governo quer mas não consegue, então podemos estar descansados!! Errado, é exactamente isso que ele quer fazer-nos pensar! Só quem não conhece esta malta assim poderia pensar. Em segunda anotação, recordo, recordo que a tal malta joga com supinpado refinamento em duas vertentes fundamentais: a pobreza dos jornalistas em POrtugal(estão todos pendurados por arames, ou quase) e a maior parte deles são de uma mediocridade confrangedora. Logo, fácil de instrumentalizar.
    primo Sousa
    Anónimo said...
    Veneravel Irmao:
    Console-se entao do atraso com os acentos (assentos?) e cedilhas. Entretanto repeto, sem acentos nem tis nem cedilhas (quer que eu peca desculpa? eu peco desculpa...): Das causas do atraso faz tambem parte esta volupia da autoflagelacao! Ganharemos quica o Ceu, mas muito sofreremos ate la chegar...

    Veja so, esta na moda dizer que os espanhois e que sao bons e que em Espanha e que se esta bem e tal. Quanto tempo e que se perde por terras de Castela em autopiedade e em miserabilismo? Nao nos valeria a pena fazer como eles e nao perder tempo em tretas como o assunto deste post?

Post a Comment