White House'04
Bush vs Kerry (XXVI)

A ajuda de Clinton e os milhões que eles já gastaram

Já todos sabíamos que ser eleito Presidente dos EUA custa muito dinheiro, mas uma breve consulta pelos valores já reunidos pelos dois principais campos até arrepiam.

Os republicanos já angariaram 141 milhões 653 mil 604 dólares. Os democratas ficam-se bastante atrás, mas também não se pode dizer que sejam pobrezinhos: 87 milhões 105 mil 673 dólares…

Numa eleição tão renhida, todo o dinheiro é pouco. Há centenas de viagens a fazer, anúncios bem caros a produzir e a comprar. Grande parte dos valores acima expostos já foram gastos. Mas até 2 de Novembro, muito mais dólares vão ainda ser consumidos.

Se calhar, mesmo depois dessa data — é que com uma luta assim taco-a-taco, cresce a ideia de que não será a 2 de Novembro que se ficará a saber quem será o próximo Presidente: um batalhão de advogados está já reunida, em cada um dos campos, para se pôr em acção nos estados com resultados muito próximos. E não é preciso ter uma bola de cristal para se imaginar que vão ser alguns…

Outro indicador impressionante — e que mostra bem a enorme maratona que é esta corrida presidencial — tem a ver com os trajectos dos candidatos: Kerry já foi 25 vezes ao Ohio, 25 vezes à Florida, 22 à Pennsylvania e 15 ao Wisconsin. Bush visitou a Florida e a Pennsylvania 16 vezes cada uma, desde o início desta longa campanha, foi 15 vezes ao Ohio e 12 ao Texas.

John Kerry confirmou, esta segunda-feira, uma subida consistente (ver números abaixo) e parte para a última semana de campanha com um élan muito positivo. E desde ontem com uma presença muito importante nos comícios: Bill Clinton, o Presidente dos empregos e da confiança económica.

Ultrapassada a convalescença (foi sujeito a uma delicada intervenção cirúrgica ao coração), Clinton apareceu ontem num comício em Philadelphia e, pouco depois, noutro em Miami. Falou em «esperança», associando este conceito a Kerry, e contrapôs este factor positivo com o «medo» que conotou com Bush.

A popularidade de Clinton pode ser uma grande ajuda para o discreto Kerry. Al Gore terá negligenciado a herança daquele que foi o seu número 1 entre 1992 e 2000. E John Kerry tem mostrado que não quer repetir os erros de Gore…

SONDAGENS DO DIA:

RASMUSSEN
— Kerry 48.4
— Bush 46.4
— Outros 1.7
— Indecisos 3.5

ZOGBY
— Bush 48
— Kerry 45
— Nader 1
— Indecisos 5

WASHINGTON POST
— Kerry 49
— Bush 48
— Nader 1

ELECTION PROJECTION
— Bush 49.9
— Kerry 48.3

— Outros 1.8

Total equilíbrio, portanto: Kerry lidera dois estudos, Bush vence outros dois. Mas há um dado muito significativo: há menos de uma semana, o republicano aparecia à frente no barómetro do Washington Post por 51/46. Hoje, o senador democrata passou para a frente.

O «Rasmussen Reports», o primeiro barómetro diário desta campanha, não mostrava Kerry a liderar desde 23 de Agosto. Significativo.

Nos estados cruciais, a indefinição é cada vez maior. Dentro dos dez estados que a Grande Loja elegeu como fundamentais (Florida, Ohio, Pennsylvania, Iowa, Wisconsin, Virgínia Ocidental, Colorado, Novo México, Minnesota e New Hampshire), há um leque de seis ou sete que irão permanecer empatadíssimos até 2 de Novembro. É quase certo afirmar isso a esta distância, tal é a disparidade de sinais. O caso do Colorado, então, é impressionante: Kerry surge à frente num estudo com quatro pontos de avanço; Bush lidera outra sondagem por… sete por cento!

Vejamos…

FLORIDA (27): Bush 49-Kerry 46 (Zogby); Kerry 50-Bush 48 (Survey USA)

OHIO (20): Kerry 49-Bush 48 (Gallup); Kerry 49-Bush 45 (Universidade do Ohio); Bush 48-Kerry 47 (Zogby)

PENNSYLVANIA (21): Kerry 47-Bush 45 (Zogby)

WISCONSIN (10): Bush 48-Kerry (Zogby); Bush 50-Kerry 44 (Gallup)

MINNESOTA (10): Kerry 46-Bush 45 (Rasmussen); Kerry 50-Bush 45 (Zogby)

NOVO MÉXICO (5): Bush 49-Kerry 44 (Zogby); Kerry 48-Bush 46 (American Research Group)

COLORADO (9): Kerry 49-Bush 45 (Zogby); Bush 52-Kerry 45 (Survey USA)


Contagem decrescente para a Grande Eleição…

Faltam 8 DIAS

Publicado por André 07:58:00  

1 Comment:

  1. Anónimo said...
    Vai-me desculpar, mas não creio que tenhamos ainda chegado a uma situação de equilíbrio.

    Esqueceu-se de mencionar outras sondagens:

    CNN/USAT/Gallup
    Bush: 51%
    Kerry: 46%
    Nader: 1%

    Los Angeles Times
    Bush: 48%
    Kerry: 48%
    Nader: 1%

    TIPP
    Bush: 50%
    Kerry: 42%
    Nader: 2%

    Newsweek
    Bush: 48%
    Kerry: 46%
    Nader: 1%

    Time
    Bush: 51%
    Kerry: 46%
    Nader: 2%

    FOX
    Bush: 49%
    Kerry: 42%
    Nader: 1%


    E ainda há mais sondagens, todas elas dando vantagem a Bush.

    De qualquer forma, relembro que nas últimas eleições Al Gore teve mais votos do que Bush mas mesmo assim Bush teve a maioria do Colégio Eleitoral, pelo que o facto de um candidato estar à frente poder não querer dizer nada.

    Americanices ...

Post a Comment