White House'04: Bush vs Kerry (XVI)

O debate de Cleveland não teve vencedor declarado. John Edwards mostrou-se mais fluente e incisivo, fazendo uso dos seus dotes de oratória e da boa imagem que consegue transmitir, mas a longa experiência de Dick Cheney fez-se notar: o vice-presidente demarcou-se do estilo de Edwards fazendo vincar fortes ataques ao passado de Kerry e mesmo do senador da Carolina do Norte (a quem acusou de ter sido o ‘senador desaparecido’ nos seis anos que este passou no Capitólio).

Ao contrário do que aconteceu no duelo Kerry/Bush de Coral Gables, em que o candidato democrata ganhou claramente (facto sublinhado por todos os media dentro e fora da América), o debate dos vices gerou reacções díspares. Os jornais e televisões americanas dividem-se: a CBS fala numa «clara vitória» de John Edwards, o «Washington Post» declara: «E o vencedor é... Dick Cheney!»

Também os articulistas revelam análises contraditórias. William Saletan, do «Slate», sublinha que «Edwards reforça os democratas na corrida à Casa Branca». Já David Winston, do «Washington Post» dá a vitória a Cheney, escrevendo um artigo sob o título: «The Big Dog Won». Com tanta confusão, o melhor mesmo é alinhar pelo diapasão do equilíbrio: «Neither cain claim a clear win» («nenhum deles pode reclamar um claro triunfo»), sintetiza Scot Lehigh, do «Boston Globe».

As sondagens revelam esse equilíbrio fundado em leituras contraditórias, embora o candidato democrata leve alguma vantagem nos números. Nas auscultações de opinião pela internet, John Edwards bateu Dick Cheney por 63-37 no inquérito da MSNBC. No site da CBS, o avanço do senador pela Carolina do Norte é ainda maior: 81 por cento acham que foi Edwards a vencer o debate, só 17 por cento dão o triunfo ao número dois da Administração Bush e dois por cento sentenciam empate.

Mas atenção: não se tratam de sondagens que respeitam as regras das pesquisas sociais. Apenas são respostas dos leitores. Quando a estudos propriamente ditos, as contradições já são maiores: a cadeia ABC divulgou uma sondagem que dá 43 por cento a Cheney, 35 a Edwards e 19 ao empate. Entre os apoiantes de Bush, Cheney venceu por 80/6. Entre os apoiantes de Kerry, Edwards ganha 69/4.

Há, no entanto, um dado que favorece Edwards nesta sondagem: antes do debate, entre o painel estudado, Bush tinha 51 por cento das intenções de voto, contra 48 de Kerry. Depois do debate, essa diferença estreitou para apenas um ponto: 50-49.

A sondagem da CBS (não confundir com inquérito pela net mencionado acima) dá a vitória a John Edwards: 41 por cento para o vice de John Kerry, 28 a Cheney e 31 por cento de empate.

Tudo somado, o mais provável é que o debate de Cleveland não seja muito relevante para o desfecho da eleição.

Este empate acaba por favorecer Kerry, uma vez que a sua vitória clara de Miami será prolongada pelo menos até sexta à noite, quando do segundo debate entre os candidatos a Presidente (no Missouri). Esse, sim, será relevante para se perceber se a tendência de recuperação de Kerry é para manter, ou se Bush volta a pegar nas rédeas da disputa eleitoral.

Enquanto isso, as sondagens mais recentes voltam a mostrar um cenário de empate quase total (tanto no voto popular como no Colégio Eleitoral).

O barómetro diário do «Rasmussen Reports» dá uma diferença de 0,3 por cento, a mais estreita desde 23 de Agosto (dia a partir do qual Bush nunca mais deixou de liderar este barómetro). Hoje, o «RR» dá 47,2 a Bush; 46,9 a Kerry; 2,1 aos outros, com quase 4 por cento de indecisos.

As duas sondagens nacionais mais recentes reforçam esta tendência de empate: a Fox News (a estação nacional mais conotads com George Bush) dá apenas dois pontos de avanço ao Presidente: 47/45, com 1 por cento a Nader e o resto (8 por cento) de indecisos.

A CBS volta a dar empate: Bush 47/Kerry 47/Nader 1/Outros 1/ Indecisos 4.

Quanto aos estados cruciais, Kerry tem boas notícias na Florida e na Pennsylvania. Mas pode vir a ter em risco a Nova Jérsia, um estado que vota sempre democrata (Gore venceu com quase 20 por cento de avanço há quatro anos) e que confere 15 votos de Grandes Eleitores...

IOWA: Bush 46/Kerry 43
PENNSYLVANIA: Kerry 50/Bush 43
NOVA JÉRSIA: Kerry 49/Bush 46
FLORIDA: Kerry 49/Bush 47
NEW HAMPSHIRE: Kerry 47/Bush 47

A Grande Loja está a preparar uma nova actualização do Colégio Eleitoral (a terceira), o factor mais importante nesta eleição. A 13 de Outubro, dia do último debate, publicaremos uma nova projecção do que poderá acontecer, de modo a sabermos quem partirá à frente para as últimas duas semanas de campanha.

Por enquanto, é seguro afirmar que a Grande Eleição continua empatada:

too close to call....

Publicado por André 22:29:00  

1 Comment:

  1. Anónimo said...
    "too close to call..."

    Time is short. The stakes are high. To win this election, the Democratic Party must make every decision based on strategy, not finances. It's four weeks of hard work or four more years of Bush and Cheney. It is that simple.

    in Kerry&Edwards campaign 10.06.2004

Post a Comment