Duas sugestões de leitura nas férias

Descansem, Veneráveis Irmãos desta Venerável Loja: não cedi, mesmo temporariamente, à onda «extra-light» que tem varrido o país.

Quando falo em sugestões de leitura para férias, não me refiro a livros de consumo rápido (ao contrário de uma editora prestigiada deste país, que lançou uma campanha para a silly season com livros light para ler na praia).

Refiro-me, isso sim, aos dois livros que me acompanham nestes dias de maior disponibilidade - «O Vendedor de Passados», de José Eduardo Agualusa e «A Lenda de Jorge Bum! (com ponto de exclamação)», de Afonso de Melo.

O primeiro é um romance fantástico em que Agualusa desenvolve a orginalíssima história de Felix Ventura, perito em reinventar passados e que exibe o cartão de visitas mais original que alguma vez já conheci -


Felix Ventura. Assegure aos seus filhos um passado melhor.

Uma história sobre os paradoxos de um país como Angola, um livro ao nível de «A Estação das Chuvas», talvez o melhor de Agualusa. A não perder, portanto.

«A Lenda de Jorge Bum! (com ponto de exclamação)» é uma obra mais específica - o meu querido amigo Afonso de Melo prossegue a sua busca por uma área quase toda por explorar em Portugal - a da ficção literária sobre desporto. São onze contos sobre futebol - e um suplente..., polvilhados de humor inteligente: «Em Portugal o futebol não tem sorrisos», observa o Afonso no prefácio. E com muita razão.

«O Vendedor de Passados» está editado na Dom Quixote, «A Lenda de Jorge Bum! (com ponto de exclamação)» foi publicado pela «Prime Books». Juro que não tenho comissão em nenhum deles.


Publicado por André 19:00:00  

0 Comments:

Post a Comment