correio dos leitores
Exames Nacionais
segunda-feira, agosto 02, 2004
De um leitor devidamente identificado, recebemos o postal que se segue...
Por mais que se tente esconder a escabrosa realidade do sistema educativo, lá vêm uma vez mais os resultados dos exames do 12.º ano revelar à saciedade o que se oculta por trás de um sucesso puramente estatístico promovido pelo Ministério da Educação nas últimas décadas, desde a mais tenra idade em que desafortunadamente se ingressa no Ensino Básico.
Não é por acaso que tantos "sábios" das Ciências da Educação deste jardim infantilizado à beira-mar plantado e tantos "iluminados" do Ministério da Educação abominam e vituperam tudo o que seja Exame. Eles mostram o que tais "luminárias" se têm esforçado denodadamente por ocultar ao longo de muitos anos... Eles manifestam de modo eloquente o que os "omniscientes" progenitores da nossa política (des)educativa tentam obnubilar pelos mais diversos meios.
Podem dar-se bonificações para atenuar os resultados. Podem instruir-se os autores dos exames para reduzirem a dificuldade das provas. Podem definir-se critérios de correcção cada vez menos exigentes. Podem mandar-se repetir as correcções para maquilhar os resultados. Podem engendrar-se as mais torpes manipulações... Mais tarde ou mais cedo essas artificiosas políticas estatelam-se desmascaradas neste lodaçal em que se converteu o sistema educativo português.
Os trágicos efeitos da Política Educativa adoptada em Portugal estão à vista. Mais comentários para quê...
Os resultados da 2ª Fase dos exames do 12º ano, hoje divulgados, revelam que das 21 disciplinas com mais inscrições 12 têm média negativa (inferior a 9,5 valores). No ano passado, os exames nacionais da 2ª Fase, que ainda se realizavam em Setembro, foram melhores havendo classificações negativas apenas em nove das 21 disciplinas com mais examinandos.
A prova de Física tem a média mais baixa - 6,2 valores - e a de Teoria do Design, a mais alta, com 13,8 valores. A média das notas a Matemática foi de 6,8 valores contra os 7,3 de 2003. A Português B a média das notas foi negativa, de 9 valores enquanto há um ano atingia os 9,8.
in Expresso online
Publicado por Manuel 14:36:00
0 Comments:
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)