o esteta ou a Tégui do PS...

Já aqui o tinhamos antecipado, José Sócrates não vai ser nada no PS. A declaração, ontem, de João Cravinho de que Sócrates nem sequer era o melhor candidato a Primeiro-Ministro, evocando o nome de - surprise - António Vitorino é pura e simplesmente a estocada final. A luta interna no PS é muito mais do que uma mera dicotomia entre duas visões de fazer política, entre alas esquerdas ou republicanas vs alas moderadas, ou entre o passado e o futuro, a luta interna no PS é um sinal, uma metáfora, de tudo o que está mal, podre, na democracia portuguesa.

A entrevista de Sócrates ao último Expresso que agora muitos pretendem menorizar e contextualizar é tudo. Não é apenas o retrato de Sócrates, é o retrato de um certo País, de um certo Portugal. Com uma certa pitada de ironia fico-me por uma e uma só frase de Sócrates ...


Receita de mulher: As feias que me perdoem mas beleza é fundamental. Sim, também sou um esteta.

Está aqui tudo resumido, às claras e sem equívocos.

Também Hitler se considerava um esteta, também Jaime Nogueira Pinto, que pode ser visto a ulular por estas bandas, se considera um esteta, até o Dr. Cunhal se considera um esteta. E ser esteta é moldar a realidade, adaptá-la áquilo que queremos ver, whatever it takes, é querer mostrar só o que se acha que é para ser mostrado, é ser revisionista, é antes de tudo ser cínico, muito cínico.

O Dr. Lopes tem os defeitos que tem estruturalmente, o Eng. Sócrates tem a virtudes que enuncia laboratorialmente. E entre uma aberração da natureza e um monstro criado voluntária e conscientemente em laboratório, mal por mal e pela parte que me toca, sempre prefiro o que é natural...

Voltando às senhoras, uma sugestão grátis a todos os sócrates deste mundo, que não ao próprio, o que interessa não é o hardware mas sim o software, o hardware é uma comodidade, é o software que faz o trabalho todo, bem ou mal... Este conselho de nada vale a Sócrates porque afinal também ele é só hardware, o software é o do momento - o dos spinners, das sondagens, da voragem do dia. A Sócrates só lhe falta pintar o cabelo de louro, é afinal a Tégui do PS...


Publicado por Manuel 14:55:00  

7 Comments:

  1. O Padrinho said...
    Boa, meu! Adorei essa de o Sócrates ser a Teggy do PS. Boa malha!!! Também acho que o gajo vale menos que zero e, a esse propósito, já postei (http://azia-do-dia.blogspot.com/2004_07_25_azia-do-dia_archive.html#109118062470280860).
    Atenção à estética do gajo em relação às mulheres. A sua cólera e - como o próprio sublinha - a sua "ferocidade", poderá ter ecos na APAV... Quem sabe?! (Enigma...)
    Anónimo said...
    Manuel, essa de meter no texto o Cunhal é de uma grande injustiça, como será injustiça aproximar o Hitler do Jaime Nogueira Pinto. Assim, não vale. Um abraço.
    Serradura Liquida said...
    Brávô! Apesar das postas postas e tiradas :-))))
    ...desta vez a Serradura aplaude sem reservas e com entusiasmo...
    Anónimo said...
    Esteta é o Moita Flores.
    Manuel said...
    A um dos anónimos...

    Eu não meto no mesmo saco essa gente toda; agora que há um certo conceito de estética que os trespassa a todos há...

    Embora, e tirando o Hitler, seja óbvio que a envergadura intelectual do Cunhal e do Nogueira Pinto estejam séculos luz acima da do Eng. Sócrates...
    dot said...
    Ia preguntar "WTF is Tégui?", mas no Gugle incãotrei aqui a gaijinha...
    Diógenes said...
    Preocupa-me o que VJS escreve no "Causa Nossa" se o que ele diz é verdade, se o que se escreve neste post é verdade... será que corremos o risco de ter alguém pior que PSL (pessoalmente não acredito, mas...) no próximo governo?

    Eis racionalizada a afirmação de JPP de que "Todos os dias baixamos as nossa expectativas. Aceitamos hoje o que ontem jurávamos nunca aceitar"

    Não há por aí ninguém que leia Peter Senge? ou Peter Checkland? e veja que estamos a viver num sistema a precisar de reformulação?

Post a Comment