Especial Euro'2004 (XXIII)

Só falta um...

A selecção nacional assinou, esta noite, a página mais bonita da sua história e conquistou um lugar na final do Euro 2004.

Sem ter feito um jogo brilhante, Portugal voltou a ser muito superior ao seu adversário. Entrou muito bem, evitou os erros cometidos no início com a Grécia e com a Inglaterra e, desta vez, teve sempre a coisa controlada.

A Holanda, que pratica um futebol bastante idêntico ao nosso, pareceu quase sempre estar abaixo dos nossos índices. Mais uma vez, a luta do meio-campo foi fundamental e Portugal venceu essa luta. Maniche voltou a ser decisivo. Costinha, mais discreto, jogou muito melhor do que com a Inglaterra. Deco encheu o campo. Mas Figo encheu as medidas - respondendo a todas as críticas bacocas, Figo foi o melhor em campo. Jogou e fez jogar. Assinou centros com conta, peso e medida. E quase fez o que, na altura, seria o 2-0, numa bola ao poste após uma jogada de sonho.



O golo apontado por Cristiano Ronaldo, antes ainda da meia-hora, deu-nos tranquilidade. Já estávamos a jogar mais que os holandeses, mas faltava essa marca. A vantagem precoce fez com que o jogo fosse totalmente diferente de todos os outros que já tínhamos feito - o ritmo terá sido mais baixo, mas as grandes equipas também se mostram quando têm que saber gerir.



Ao intervalo, o 1-0 era justíssimo. No segundo tempo, a selecção deu um claro sinal de que não iria limitar-se a controlar. Continuou à procura do golo e este poderia ter aparecido num remate de Pauleta, que Van Der Sar defendeu com bravura. O açoriano já jogou bem melhor, mas voltou a falhar na finalização - e lançou aquela que será a maior dúvida para a final: quem será o titular como ponta-de-lança?

Mas o grande momento do jogo estava ainda para acontecer. Aos 58 minutos, Maniche marcou um golo estupendo. O melhor golo de todo o Euro até agora.

Quando tudo parecia resolvido (faltava meia-hora e tínhamos dois golos de vantagem), Portugal voltou a sofrer. Um lance esquisitíssimo deu em golo da Holanda, com muita infelicidade de Jorge Andrade.

Mas também aí Portugal soube responder. Os holandeses só criaram perigo em bolas pelo ar, mas a defesa portuguesa estava reforçada com as entradas de Petit e Fernando Couto.

Na noite em quase tudo correu bem, Portugal merece 18, a Holanda fica-se pelo 16

Publicado por André 00:06:00  

0 Comments:

Post a Comment