uma palhaçada de meter medo...

Em plena véspera no Euro a TVI abria, há pouco, o seu noticiário com uma notícia bombástica - a "detenção" de 15 árabes, na maioria marroquinos, numa tentativa de encontrar um suposto membro da Al-Qaeda.

A operação, concertada entre a PJ e o SIS, e que também envolveu ao que parece a PSP, visaria encontrar um homem que viajou da Holanda para Portugal e que teria sido referenciado pelas autoridades holandesas como membro da organização terrorista de Bin Laden. Segundo a TVI ao final da tarde continuavam a ser interrogados 11 dos 15 homens "detidos".

Isto foi o que disse a TVI... Agora vamos aos factos!

Não existiu nenhuma comunicação de nenhuma força de segurança holandesa nem coisa que se pareça;

Houve isso sim uma "denúncia" anónima que indicava que aqueles 15 que vieram a ser detidos tinham ar de terroristas e que um teria viajado da Holanda, o que nem sequer se comprovou.

Ninguém foi sequer formalmente detido ou presente a um juiz de instrução criminal - foram todos, apenas e só, "ouvidos".

Percebe-se a ânsia do corpo expedicionário que asfixia, por estes dias, a PJ do Porto em querer mostrar serviço, percebe-se a lógica e o interesse estratégico do SIS de Margarida Blasco em dar uma mãozinha à troupe do Salvado, mas...

... o que se passou hoje no Porto passa todos os limites.

Foi um mero número de circo, uma autêntica palhaçada, uma caçada racista e xenófoba que atingiu quinze infelizes cujo único crime foi ter tez morena, cara de marroquino ou árabe e falar francês macarrónico.

Nem mais, nem menos. Desta PJ, deste SIS, destes irresponsáveis, e destes "métodos" indiciários é de começar a ter mesmo medo...

Publicado por Manuel 21:03:00  

1 Comment:

  1. Gomez said...
    A forma como a TVI obteve uma informação "exclusiva" com este teor parece admitir apenas uma interpretação. Ora, mesmo que a operação em causa tivesse fundamento ou razoabilidade ( o que, para já, se afigura no mínimo, duvidoso...,)esta anónima "fuga" de informação indicia intuitos de manipulação mediática em benefício da imagem das autoridades envolvidas, que são deontologicamente inaceitáveis e configuram uma tremenda irresponsabilidade pelo injustificado pânico e insegurança que podem gerar. Até quando teremos de continuar a assistir a este filme?

Post a Comment