Especial Euro 2004 (IV)
Duelo de opostos entre uma laranja ofensiva e a máquina alemã
quarta-feira, junho 16, 2004
Os holandeses bem podem suspirar de alívio - se não tivessem o melhor ponta-de-lança do Mundo, talvez tivessem perdido o confronto com os germânicos. Mas Van Nistelrooy estava lá e na única oportunidade que teve para facturar, fez o que melhor sabe fazer na vida - marcar golos!
O Alemanha, 1-Holanda, 1 foi o grande jogo do dia 4 deste Euro português. O empate acaba por ser justo e traduz um duelo de opostos: a Alemanha, muito compacta e coesa, continua a ter um colectivo fortíssimo, mas não conseguiu disfarçar a crise de talentos. Só mesmo Ballack consegue dar um toque de classe a uma equipa de pouca técnica mas enorme rigor táctico. E o escasso número de jogadas de ataque produzidas pela formação de Voeller não deixa de ser preocupante para quem pretende lutar pelo título.
No pólo oposto, a Holanda dispõe de algumas pedras de eleição e exibe um poder ofensivo de fazer inveja a qualquer um. Mas falta ser... uma equipa. Dick Advocaat esteve os últimos meses à procura do modelo e parece que ainda não encontrou. Mesmo assim, a laranja teve o mérito de saber reagir à situação de desvantagem e fez uma segunda parte bastante superior aos alemães.
Naquele que terá sido um dos três jogos mais competitivos desta primeira jornada (os outros foram o França-Inglaterra e o Itália-Dinamarca), o Alemanha-Holanda teve num empate o desfecho mais lógico — mas é justo reconhecer que os holandeses terminaram o jogo com um maior élan.
Tudo somado, Holanda e Alemanha arrancam o Euro com um 16
No outro jogo do dia, a República Checa bateu a Letónia por 2-1, confirmando o seu favoritismo. Mas não se pense que os checos tiveram vida fácil. A Letónia marcou primeiro, numa jogada de contra-ataque e só depois de muito, muito atacar, a formação de Brueckner lá conseguiu dar a volta ao texto. Nedved, Poborsky, Smicer e Heinze mostraram estar em boa forma e podem levar a República Checa bem longe neste europeu.
Para já, os checos arrancam com um 16, os letões com 14
Publicado por André 02:52:00
0 Comments:
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)