"Oil for Food - United Nations scandal"

Como temos referenciado nesta Venerável Grande Loja, o escândalo "Oil for food" fala português, mas deixemos essa parte para um destes dias. Muito se têm falado sobre o escândalo, mas em Portugal, à boa maneira, muito pouco tem sido esclarecido sobre de facto o que se passou. A AL-Mada list não passará para muitos de nós uma qualquer lista de uma loja de conveniência iraquiana, quando na realidade revela 270 nomes que beneficiaram do petróleo de Saddam Hussein.

Não queremos tornar a Grande Loja do Queijo Limiano, num posto de abastecimento, mas nas investigações que temos feito detectamos algo que não podíamos deixar de revelar aos nossos sempre atentos leitores.

Durante o embargo das Nações Unidas ao Iraque, foi criado o programa "Oil for food" por forma e como o nome indica, a permitir a troca de alimentos por petróleo iraquiano. Esta medida visava que o Iraque não utilizasse as receitas do petróleo na aquisição de armamento. Mas pelos vistos não resultou. Durante o embargo todo o petróleo que era "legalmente" exportado pelo Iraque, saia via pipeline por Ceyhan, um porto turco no Mediterrâneo.

A empresa farmaceutica Alcon , com sede na Suiça, e uma subsidiária de nome Alcon Petroleum com sede no Liechenstein - das 4 empresas petrolíferas citadas, sediadas no Lienchenstein, já descobrimos duas - , terá alegadamente feito sair via Ceyhan cerca de 23 Milhões de barris de crude provenientes do Iraque. Na Al-Mada list, a mesma Alcon recebeu uma comissão de quase USD 2.500.000,00. Suficientemente grave para nos preocupar a todos, mas de facto, esta é apenas a primeira parte.

As Nações Unidas inocentemente não divulgam os participantes no programa "Oil for food" , mas depois permite que relatórios confidenciais circulem livremente pela Internet, onde rapidamente se constata que em troca do petróleo iraquiano, o regime de Saddam Hussein recebeu da ... Alcon (Alcon Chemicals) 44,600 BOTTLES ATROPINE SULFATE EYE DROPS e 96 AMPULES BOTULISM TRIVALENT ANTITOXIN 20 MILLIGRAM/INJECTION. Componentes utilizados no fabrico de armas biólogicas e gases afins...

Retiro-me por hoje sem quais comentários... Alguém falou em petróleo por alimentos ?

Nota : A dedução entre os componentes acima referidos e o seu eventual uso, encontra-se taxativamente referido da mesma forma na revista TIME.

Publicado por António Duarte 01:59:00  

0 Comments:

Post a Comment