Especial Final da Champions (IV)

Um duelo de personalidades - Mourinho vs Deschamps

É um dos embates mais interessantes da final que dentro de poucas horas decorrerá em Gelsenkirschen. Serão, nos dias que correm, os dois treinadores mais cobiçados do futebol europeu. Curiosamente, são tão parecidos e, ao mesmo tempo, tão diferentes...



José Mourinho, 41 anos; Didier Deschamps,35 anos
Representam ambos a mesma geração, mas o caso do francês é ainda mais impressionante do que o do português. Se o Monaco bater o FC Porto na final, Deschamps entrará para a história como o treinador mais novo a conquistar um título europeu (nasceu a 15 de Outubro de 1968, enquanto Mourinho tem como data de nascimento o dia 26 de Janeiro de 1963).



Mourinho é obsessivo, perfeccionista, brilhante.
Deschamps é discreto, rigoroso e metódico.

Ambos tiveram uma ascensão meteórica enquanto treinadores. Mourinho já era treinador principal do Benfica aos 38 anos, e do FC Porto aos 39, depois de ter sido adjunto de Sporting, FC Porto e Barcelona entre os 29 e os 36 anos.

Deschamps manteve o balanço de uma carreira de futebolista muito regular. Não terá uma inteligência tão viva como Mourinho, mas compensa com um profundo conhecimento técnico da matéria. Deschamps apresenta 30 por cento de teoria e 70 por cento de prática; Mourinho alia a teoria a aspectos de domínio psicológico, factores que compensam o facto de nunca ter sido jogador de futebol profissional.

Deschamps foi internacional pela selecção francesa por mais de 100 vezes, tendo feito parte da brilhante equipa gaulesa que juntou o título mundial (98) ao título europeu (2000). Era o capitão dessa equipa inesquecível, o patrão de um meio-campo de respeito. Aprendeu a moldar-se a uma máquina naturalmente vencedora nos anos que passou na Juventus e passou por escolas futebolísticas de referência, como o Nantes e o Marselha.

Vai ser um duelo de personalidades diferentes no perfil e no percurso — mas parecidas no que prometem para o futuro.

Publicado por André 09:53:00  

0 Comments:

Post a Comment