em Portugal não disto...

Segundo o JN ...


A operação "Júpiter", que tinha por objectivo demonstrar presumíveis pagamentos e subornos do laboratório GlaxoSmithKline (GSK) a milhares de médicos (para que estes receitassem os medicamentos daquela empresa), denunciou finalmente 4.713 pessoas,entre as quais 4.440 médicos implicados no caso.

Ao fim de dois anos, uma equipa coordenada pelo inspector-chefe de Verona (Noroeste de Itália) da Polícia Fiscal, Guido Papalia, conseguiu recolher provas que acusam médicos especialistas e de clínica geral, assim como trabalhadores do sector farmacêutico. Na totalidade, foram denunciados 2.579 médicos de clínica geral, 1.738 especialistas, e cerca de 200 empregados da filial italiana da Glaxo.

A GSK é acusada de oferecer incentivos aos médicos, tais como convites para "falsos congressos" com todas as despesas pagas em vários pontos do Mundo, com o propósito de eles receitarem os seus produtos. A investigação começou na região de Veneto (que tem Veneza por capital), quando a Polícia Fiscal descobriu que a contabilidade da GSK registava avultadas verbas destinadas a promoções. Eram cerca de cem milhões de euros só para o período 2001-2002.

As Finanças de Verona acusam a GSK de ter desembolsado um milhão de euros por ano para que os médicos receitassem determinados fármacos, cingindo-se apenas ao catálogo da empresa.

A Polícia revelou que todas as comissões e presentes eram controladas por um sistema informático denominado "Júpiter", que registava o "rendimento" de cada beneficiário e o valor do "prémio".

N.A. O título é dedicado à Procuradora Geral Adjunta Cândida Almeida...

Publicado por Manuel 00:01:00  

0 Comments:

Post a Comment