Um Queijo Suíço

A Suiça que sempre foi tida como um país neutral quer nas grandes guerras do século passado, quer na integração económica, onde nunca foi mais além do que a EFTA, assumiu hoje pela voz do seu presidente Joseph Deiss, ao jornal Le Matin Dimanche que é chegada a altura de se pensar na adesão à União Europeia.

A Suiça é hoje um país isolado e corre o risco de a partir de Maio, quando ocorrer a adesão de 10 novos estados à União, de ficar como uma pequena ilha dentro da maior comunidade mundial. Com os inerentes custos que isso acarreta, o Presidente da Suiça, apercebeu-se que tem neste momento que negociar com a União Europeia, e mantendo-se a sua situação de país fora da União, direitos aduaneiros , perdendo só por isso em termos de competitividade da sua economia nos sectores onde é tradicionalmente mais forte.

Possuindo a maior frota mercante do mundo - não tendo um porto de mar - a Suiça ao aderir a União Europeia deixa igualmente de ter que negociar os acordos de Schengen como efectua agora com a Alemanha, França e Itália. Mas os suiços talvez recordados do falhanço da EFTA, acham que podem ser mais bem tratados ficando de fora, do que estar dentro da UE, onde assumidamente nunca terão o poder da Alemanha ou da França, passando a ser um país de segunda linha, com as fronteiras abertas a imigração - e como é hoje difícil ir trabalhar para a Suiça...

Mas, se a Suiça conseguir impor na UE algumas das suas regras internas então estaremos todos a ganhar.

Como nota final, recordo-me de há uns anos, em Geneve, os jornais serem vendidos na rua em pequenas caixas de metal onde era possível retirar o jornal, sem colocar a moeda, não por mau funcionamento do sistema, mas porque o sistema, que funcionava assim há 20 anos, sempre deu lucro.

Uma pequena demonstração do civismo que em Portugal certamente não encontraremos.

Publicado por António Duarte 17:26:00  

0 Comments:

Post a Comment