As Bulas de Albuquerque ...

O excelso Rui Albuquerque, um, senão o, dos grandes sobreviventes do caso Moderna saiu da casca. Num exercício do mais absoluto despudor e "para  acabar de vez com o mito" (o título é dele, não nosso) faz um retrato mirabolante e sobretudo inconsequente dos anos do cavaquismo.

Não vou falar das referências laterais aos escândalos mas recordo que Rui Albuquerque é das últimas pessoas em Portugal que tem autoridade para recordar essas matérias... Está em rigoroso pé de igualdade com os outros  - foi citado, e muito, na Imprensa...

Também não vou perder tempo com a enumeração pindérica e "historicamente correcta" das grandes barracadas desse período.

Cavaco cometeu erros, é um facto que não teve uma visão estratégica para a saúde e para a educação e deixou o Partido em roda livre, mas ao contrário do que o iluminado Albuquerque infere, e como até um destes dias o insuspeito Dâmaso do Público concedia, Cavaco saltou, não porque quisesse na altura ser presidente (não é preciso ser muito dotado, basta ter participado naquela campanha para se saber que desde o inicio existia a noção precisa de que a derrota era inevitável), mas pura e simplesmente para travar um monstro, "um partido insuportavelmente instalado no poder e já indomável na sua voracidade", "um baronato meteoricamente enriquecido, combatido por Cavaco sem sucesso pelo menos desde o início do seu terceiro mandato como primeiro-ministro, que já lhe limitava a margem de liberdade, obrigando-o a virar as costas" nas palavras de Eduardo Dâmaso.

Estamos em 2004, e o curioso é que passe o retrato dantesco que Rui Albuquerque faz da época cavaquista não haja uma linha, uma palavra, uma letra para dizer que agora estamos muito pior.

Um Governo medíocre, agora sim com um verdadeiro PRI  à mexicana sobre o manto diáfono do eixo que vai do PS ao PP, como os tais telefonemas puseram a nu, que todos os interesses alberga e protege, etc, etc ...

Cavaco cometeu erros ? sem dúvida! Mas, e agora ? onde para a Autoridade do Estado ? Quem manda ?

Rui Albuquerque ao tentar desfazer Cavaco ironicamente só legitima e absolve a bagunça  presente, porque  Guterres  foi mau, muito mau, mas, e este Governo globalmente é melhor ?

O drama de Albuquerque é o drama de muito boa gente neste País já que o termo de comparação é, e continua a ser, Cavaco, e depois dele apenas temos tido o vácuo... E Cavaco, umas vezes melhor, outras pior, sabia o que queria e para onde ir, e agora sabe-se ?

Talvez Rui Albuquerque nos queira iluminar sobre o presente que sobre o passado estamos conversados ...

Publicado por Manuel 18:52:00  

0 Comments:

Post a Comment