o primeiro dia do resto de 2004

Já se sabia que o pior ainda estava para vir.

Lançar o Medo, a Incerteza, a Dúvida, se possível o Pânico, sempre foi o objectivo.

É a cabala com vista a criar um ambiente tão pantanoso onde a luz não se distinga da sombra.

Hoje o JN, mais a TSF que pertence ao mesmo grupo, em associação com a Antena 1, revelou ao mundo que "Procurador juntou ao Processo carta que visa Sampaio". A carta era anónima, mas com autor, pois mais à frente o duo dinâmico do JN, Carlos Tomás e Tânia Laranjo, metem ao barulho um tal João A. (nome fictício), autor de hipotéticas denúncias envolvendo Ferro Rodrigues, Jaime Gama, Paulo Pedroso, ex-futura testemunha segundo o mesmo JN,  deixando no ar a hipótese de ter sido este que escreveu a a dita carta.

Ao contrário do que aconteceu durante todo o dia de hoje, o JN não foi capaz de encontrar ninguém a achar pertinente e correcta a conduta da equipa liderada pelo  Procurador João Guerra. José Miguel Júdice, que apesar de afirmar taxativamente  "não quero falar mais do processo Casa Pia" não deixou de ir dizendo que "Depois de tudo o que vi nos últimos três dias, nos jornais e nas televisões, nada me espanta. Mas obviamente que há regras específicas para a junção das cartas anónimas e quando não interessam para os processos não devem estar anexadas, nem podem ser consultadas".

No último Independente Inês Serra Lopes, insinuava uma "detente" que teria safado Ferro tentando denegrir o PGR. Se porventura o Procurador João Guerra tivesse destruído a dita carta alguém tem dúvidas de que a mesma iria aparecer mais cedo ou mais tarde, muito provavelmente no Indy, para acusar a investigação de parcial por só investigar ou dar relevância à raia miúda. Alguém tem dúvidas de que na tal carta existem outros nomes ? Alguém tem dúvidas de que, por enquanto, só vão aparecer por "causas naturais" na praça pública nomes de figuras ligadas ao PS de modo a relançar a tese da cabala ?  Alguém tem dúvidas de que a "dica" ao JN partiu de uma das defesas de modo a forçar a implosão da investigação ? Alguém dúvidas de que quando aparecerem nomes de pessoas ligadas à maioria isso será descrito como uma "retaliação", pantanizando ainda mais as coisas ?

P.S. 1. Paulo Gorjão insurge-se contra as diferenças de tratamento pelos média que, segundo ele, ocorrem existem entre Ferro e Portas. Por muito que por estas bandas abominemos Portas, e o que ele representa, é forçoso referir que a eventual homossexualidade de Portas é um problema exclusivo de carácter do  próprio e que, que se saiba ele nunca foi mencionado em nenhum processo judicial. Já quanto a Ferro a música é outra. Que se chame hipócrita ou cobarde a Portas é uma coisa, devido à omissão deste da sua hipotética homosexualidade, e que per se não é crime, que se acusem os média de double standard  por causa de Ferro é enfim ...
P.S. 2. Eu passei a comprar o DN por causa da Grande Reportagem. É um erro  ser publicada ao sábado mas, aparte isso, não fica rigorosamente nada atrás da "Revista" do Expresso (que me perdoem os fans de Marisa Cruz) ou de alguns periódicos semanais ditos de Grande Informação. Perfeita ? Claro que não, mas  se há alguma coisa a pedir à Lusomundo urgentemente é que dê mais tempo livre ao Francisco José Viegas para este ter mais tempo para o Aviz.  
P.S. 3.  A ND de Manuel Monteiro aproveitou  para pedir a demissão do Procurador Geral da República, Souto Moura... Muito edificante e elucidativo para quem se afirma um outsider do sistema ...
P.S. 4. Costa Andrade é um dos melhores, e mais sensatos, juristas portugueses só que às vezes disfarça bem ...
P.S 5. Continuam a ser citadas "as críticas demolidoras dos juízes da segunda instância". Aparte o valor jridico que de facto tem, alguém ainda leva "aquele" acordão a sério ?

Publicado por Manuel 22:25:00  

0 Comments:

Post a Comment