"Temos Processo" ...
segunda-feira, outubro 13, 2003
António Ribeiro Ferreira em mais um momento de inspiração e lucidez no DN :
O processo de pedofilia da Casa Pia está a mostrar o que há de melhor e de pior na sociedade portuguesa e, sem dúvida nenhuma, a fazer estalar alguns dos melhores vernizes da classe dirigente lusa.
O frenesim, a contra-informação, desde a básica à sofisticada, o espectáculo de emoções, a transformação do Parlamento num arraial partidário de muito mau gosto, as espantosas afirmações de indivíduos com imensa responsabilidade e muita experiência política, que levados pela paixão chegam ao cúmulo de transformar um acórdão da Relação, votado por maioria, numa quase sentença de absolvição e, qual cereja em cima de um bolo cheio de bolor, afirmam em público que, afinal, o processo não existe por falta de queixa das vítimas de abusos sexuais. Neste, como nos momentos que se irão seguir, é preciso muita serenidade e bom senso.

Como o DN hoje noticia, é evidente que existem queixas, é evidente que o processo não vai ser anulado e é evidente que o desembargador relator do acórdão da Relação só não o soube porque não se deu ao trabalho de ser esclarecido nesta como noutras matérias.
A situação seria apenas caricata se não revelasse muito do que se passa nos bastidores de um processo que assusta muita gente e que, de acordo com Catalina Pestana, irá provocar um terramoto na sociedade portuguesa.
A data limite para o Ministério Público formular as acusações aproxima-se rapidamente. É possível que aos actuais arguidos se possam juntar outros, já referidos nos autos de um inquérito com milhares de páginas, dezenas e dezenas de testemunhos e histórias de horror.

É por isso natural que quem teme as revelações e vê a hora da verdade aproximar-se a uma velocidade e alcance não muito usuais na justiça portuguesa comece a usar todo o tipo de armas pesadas.
Seja como for, os portugueses podem estar sossegados.
O processo da Casa Pia não morreu e as vítimas dos crimes não vão acabar na prisão.
Publicado por Manuel 09:35:00
0 Comments:
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)