O testamento ...

Hoje no Diário Digital, o, ainda, Director do Diário de Notícias Mário Bettencourt Resendes escreve com um cinismo mortal a sentença de morte do seu sucessor e fala das razões que não permitiram a sua continuidade.

Afirma o ainda Director :

«Spin doctors», precisam-se...

Não me admira que o dr. Durão Barroso pense, por estes dias, que deveria ser possível «encomendar» ministros sem som...


De facto, uma série de episódios dos últimos meses, envolvendo membros do Governo, confirmam a «fraqueza da carne» sempre que se vê confrontada com microfones ou câmaras de televisão. Perante a perspectiva da celebridade, por mais efémera que seja, os homens não resistem e acabam, muitas vezes, por falar mais do que o aconselhável.
O actual Governo tem falhas e debilidades, como também tem pontos fortes. Mas tem, sobretudo, um fortíssimo problema de comunicação e de coordenação de transmissão da mensagem.

Por agora, o primeiro ministro vai fazendo de bombeiro e tem conseguido, com êxito, apagar os fogos de excessos e deficiências de comunicação. Mas Durão Barroso não ignora que cada novo caso deixa mossas, para além de retirar ao chefe de Governo a disponibilidade necessária para outras tarefas onde a sua intervenção é mais necessária.
Os governos das democracias modernas confiaram, há muito, as vicissitudes da comunicação a especialistas, que dão a cara e marcam as tónicas das relações com os media.

São os chamados «spin doctors». É uma profissionalização que, entre outras vantagens, permite que, quando alguma coisa corre mal, se poupe o membro do governo e se sacrifique o «spin doctor».

O spin doctor do momento é pois  Fernando Lima, e já se percebeu, vindo da pena mais insuspeita qual vai ser a sua missão, e a do novo Diário de Notícias, resta saber quandos dias faltam até ao seu sacríficio ...

Publicado por Manuel 15:37:00  

0 Comments:

Post a Comment