Jorge Sampaio - Por uma saída com dignidade !

Hoje, no Diário de Notícias, e relativamente às polémicas escutas reveladas sexta-feira pela SIC, António Ribeiro Ferreira vai quase até ao fundo da questão ...

Uma prosa notável e coerente, mas com um parágrafo a menos (o que focaremos no final), que transcrevemos de seguida, com a vénia devida:


Escutas e Almoços


A revelação de escutas telefónicas envolvendo directamente Ferro Rodrigues, António Costa e Paulo Pedroso e de forma indirecta o Presidente da República e o Procurador-Geral da República é mais um facto grave do processo de pedofilia e mostra que o tempo vai dando razão aos que interpretaram o comportamento dos dirigentes socialistas como uma pressão sobre o poder judicial.

É evidente que há outros aspectos relevantes destas escutas, nomeadamente o desprezo que o líder do principal partido da oposição confessa ter pelo segredo de justiça, um factor a ter em conta quando os portugueses forem chamados a escolher um novo Governo e um novo primeiro-ministro.

Se o comportamento público de Ferro Rodrigues ao longo deste processo tem sido desastroso, o que tem sido revelado pelas escutas telefónicas é deveras preocupante para quem aspira a ser um dia a terceira figura do Estado.

Mas se este é, em primeiro lugar, um problema para os socialistas resolverem, importa exigir a todos os responsáveis de órgãos de soberania e titulares de cargos públicos uma cabal explicação dos seus actos no dia da prisão de Paulo Pedroso e nos que o antecederam, particularmente desde o momento em que souberam que o deputado socialista andava a ser investigado no âmbito do processo de pedofilia.



Importa também exigir ao Presidente da República, primeira figura do Estado e garante das leis do País, que esclareça os portugueses sobre as suspeitas que naturalmente o atingem quando o secretário-geral do PS se mostra desapontado pela inutilidade de um eventual almoço entre Sampaio e o Procurador Souto Moura.

O inquilino de Belém tem falado de justiça e do processo da Casa Pia em inúmeras ocasiões.

Na mais controversa chegou mesmo a criticar o comportamento processual do juiz Rui Teixeira.

Agora terá de falar de escutas e de almoços, que raramente são grátis, como se sabe.

A questão que falta colocar como corolário é saber se, em primeiro lugar Jorge Sampaio tem explicação possível, e em segundo lugar se Jorge Sampaio, ao contrário dos seu amigos sampaistas agarrados ao Poder que se encontram hoje na direcção do Partido Socialista, vai ter coragem de sair com a dignidade que se impõe à primeira figura do Estado e garante das leis do País...

Publicado por Manuel 01:17:00  

0 Comments:

Post a Comment