A cópia artística.

Em 1990, o grupo britânico UB40 que compunha em ritmo jamaicano, copiando o som quebrado e com baixo de relevo do reggae, inventado na ilha, criaram Kingston Town que pode ouvir-se ( e ver-se) por aqui.

Mais recentemente, uma artista que dá pelo nome de Paris Hilton, arremedou umas toadas acompanhadas de imagens sugestivas em ritmo a condizer, com o som muito parecido e chamou-lhe Stars are blind.

Tanto bastou para que a companhia de discos dos UB40, entendesse que a cópia tem limites e os samplers devem servir para outras coisas, para além de roubar ideias alheias. Está aí a acção cível, em que se pede a uma dependente da Warner Chappel, batatinhas pelos direitos de autor.
Se fosse por cá, teríamos o riso amarelo e fedorento, em vez de acções de reivindicação.

Publicado por josé 17:16:00  

10 Comments:

  1. goamushroom said...
    Até agora tinha sempre ficado com a impressão de que os autores deste blogue eram ou juristas ou pessoas com conhecimentos profundos de Direito. Parece que não. Caso fossem, entenderiam o conceito da caducidade de direitos de autor, em sede de criação artística. Assim como nos medicamentos. Ou noutros campos da propriedade intelectual.
    josé said...
    Caducidade de direitos percebe-se muito bem, embora neste caso do CloClo seja muito discutível.

    Caducidade de princípios éticos, já tenho alguma dificuldade em perceber. Muita mesmo.
    josé said...
    Aliás, o que acho mais piada nestes comentários dispersos de defesa dos copistas de ideias alheias quando não do toda a obra já feita, é a complacência com a cópia muitas vezes descarada.

    Noto uma grande tendência para desculpar os copiadores, muito para além da compreensão da fraqueza na cópia.

    Começo a pensar que a consciência ética nesta matéria é algo raro, neste país.

    Será que o fazem por reflexo de outras cópias?

    É que a copiar se começa, com as letrinhas, no ensino básico e alguns nunca mais desaprenderam: copiam nos testes; copiam depois as ideias de outros e copiam sempre que tal lhes traz benefício.

    Ora a cópia é um roubo, neste caso de ideias.

    Temo que muito jornalista que anda por aí falho de inspiração, copia descaradamente na net o que lhe convém. Na maioria dos casos, nunca citam a fonte, mesmo quando ela é evidente.
    zazie said...
    Boa pergunta, José!

    É que não entende tanto enxofre se não é por se sentirem tocados.

    Palavra. Isto é patológico. Gente que se sente par de artistas que copiam só pode ser mitómana e copiador em menor escala.
    goamushroom said...
    Não defendo ninguém a menos que me constituam mandatário. Agora parece me que quando os próprios reconhecem ab initio a paródia a um original, esta conversa perde o propósito. Se não, o que dizer de Mel Brooks ou dos filmes da tripla ZAZ ou de qualquer outro que parodie uma criação alheia.
    goamushroom said...
    Ainda assim sou obrigado a reconhecer que noutros casos mais evidentes de cópia, porque não de paródia, os Gatos se espalham ao comprido ao copiar sketches de Monty Pithon. Aqui sim, falham...
    Joao said...
    Por outro lado a faciliade da cópia permite uma mais fácil divulgação... A Microsoft muito uso fez desta "vantagem", pior que a cópia é a falta de ideias
    josé said...
    Je suis au pays de Cloclo et j,ai vu des singles de Claude Francois dans les bouquinistes.

    Alors...j, ai achete un single de Les Charlots.

    Les Chats, ici, ce sont seulemente Sauvages. Ici les chats ne sont pas pestillants ...
    zazie said...
    ah mais ça c'est beau, Paris c'est toujours Paris

    ":O)))

    A bientôt, monsieur capo
    Justa Causa said...
    Sabem qual a semelhança entre "Rain and Tears" dos Aphrodite Child (Démis Russos) e "Puff the Magig Dragon" de Peter, Paul and Mary?
    Ambas, como aliás pelo menos centenas de outras músicas, são versões do Canon de Pachelbel.
    O Pachelbel não se chateia pela mesma razão que o Bob Marley também não.
    A propósito, alguém se lembra do nome do autor que compôs em primeira mão o segundo andamento da V Sinfonia de Beethoven?

Post a Comment