Deste o primeiro minuto que chamamos a atenção para a estranha operação de venda da Lusomundo, agora nas mãos da Olivedesportos, assim como para a curiosa, ou talvez não, entrada da Prisa no capital da Media Capital/TVI. No passado domingo, Eduardo Cintra Torres, no Público, também dissertou sobre o tema, e sobre os fascinio que os media exercem sobre os poder, num texto desassombrado, que reproduzimos abaixo, a pedido de várias familias, com a vénia devida e autorização do autor.

Estamos a Governar Mal ?
Então tomamos a TVI

Excluindo o interregno da loucura santanista, nunca um governo defraudou tão depressa a expectativa da opinião pública e dos media como o governo de maioria absoluta de José Sócrates.

Por razões próprias e alheias.

Razões próprias: como quase sempre, mentiu-se, aumentando os impostos; mas depois deitou-se baldes de água gelada, uns a seguir aos outros, sobre os portugueses: a demissão de um ministro que não alinhava em duvidosas aventuras económico-financeiras; o engodo das «grandes obras» Ota e TGV, que milhões de portugueses suspeitam não servirem para mais do que para encher cofres pessoais, partidários e das empresas dos amigos; a engorda do Estado; o afastamento sumário da administração da Caixa e nomeação de um amigo pessoal do primeiro-ministro, Vara, para a administração.

Sócrates contribui ainda para um descontentamento tingido de populismo ao aventurar-se na savana africana em alegre safari enquanto o país estava em guerra – a guerra anual que sempre perde contra a indústria do fogo posto.

Razões alheias: a maioria absoluta não é apenas obra de Sócrates, foi um bónus que Santana lhe ofereceu: uma parte do eleitorado votou contra Lopes e não por Sócrates, pelo que não deveria ter grandes esperanças na governação do PS – o estado de graça, para muitos portugueses, nunca existiu.

Mas há mais: a esfera pública cresceu imenso nos últimos anos. Se Guterres teve o favor da opinião pública e dos media durante anos a fio, hoje isso dificilmente ocorrerá com governos maus ou sofríveis. É um sinal de evolução do país que escapa aos colunistas políticos. O que mudou? A literacia, em primeiro lugar. O aumento geral do tempo de estudo, com muitos mais licenciados e mais vida académica, é um antídoto para a credulidade fácil na política e motivo para o acréscimo de compreensão do processo político.

Aumentou também a mobilidade social e geográfica, com consequências tremendas na percepção das diferenças entre a política local e nacional e a política noutros países mais democráticos e competentes. Está por avaliar o que deverão ser os efeitos notáveis da passagem de milhões de portugueses durante anos pela Grã-Bretanha, Holanda, França, Bélgica, etc. nessa percepção da vida política.

E mudou a esfera mediática, com mais canais de TV e um acesso generalizado à internet, com mais informação e debate disponíveis para todos. Penso que este crescimento da esfera mediática teve efeitos nos próprios media tradicionais. Como poderia um jornal manter um artificial estado de graça governamental quando milhões de pessoas têm acesso a sítios e blogues mostrando um ânimo contrário na opinião pública?

A nível nacional, pode estar no fim a política como a fazem Santana, Sócrates ou Coelho. A nível local, só em Outubro saberemos até que ponto ainda funciona o caciquismo liberto dos partidos, desde o PP (Amarante) até ao PSD (Oeiras e Gondomar) e ao PS (Felgueiras). Este caciquismo concelhio é um parêntesis na evolução política e social; ele liberta-se da demagogia e mentira partidárias, que podem ser mais comedidas. Ao saírem dos partidos, os caciques têm de multiplicar a mentira e a demagogia por precisarem de votos que antes estavam garantidos nos partidos a que pertenciam. Basta ver a delirante mas profissional campanha demagógica de Isaltino em Oeiras para se ver o que é o caciquismo em roda livre. Este novo caciquismo merece estudo político-mediático.

Sem o apoio da opinião pública, que é uma coisa social bem real, nada etérea, torna-se difícil governar, pois, como escrevi há tempos, a opinião pública detém o quarto poder. Como irá governar Sócrates? Não será fácil. Que promessas haverá na rentrée? Terão o favor da opinião pública por mais de uma semana?

A movimentação da opinião pública na imprensa e internet contra a Ota é porventura o mais importante exemplo de força da opinião pública em anos. A partir de agora, para enganarem os portugueses, os governos terão de ser mais profissionais. Não é com a banha da cobra dos seus demagogos encartados e de actuais «agências de comunicação que conseguirão vender negociatas como a Ota ou o TGV.

O Jornal da Noite da SIC ilustrou a demagogia geral da governação (11.08) recuperando promessas de governantes do PS, PSD e PP da última década (Zorrinho, Portas, Barroso, Figueiredo Lopes e Sócrates) na estratégia e meios de combate aos incêndios: blá, blá, blá. A peça noticiosa era interessante por recorrer à memória, que é coisa que a TV infelizmente pouco faz e que os políticos temem desesperadamente.

Perante o seu abismo na opinião pública, que faz o governo? Tal como no delírio santanista, o governo Sócrates já começou ao ataque nos media. É o costume: quando não sabem governar nem enganar as pessoas, toca de culpar os media... e toca de os assaltar. A intervenção do governo para o eventual controle da Media Capital pela espanhola Prisa é sintomático. Revela que o governo despreza os interesses nacionais no que toca à propriedade dos media e que intervém em negócios de media privados.

O El Pais, da Prisa, é um jornal totalmente identificado com o PS espanhol. Não é pior por isso: mais vale uma ligação aberta do que escondida, como se faz entre nós. Mas o que sucedeu aqui foi a intervenção do governo de Portugal no sentido de uma empresa identificada com o PS espanhol ter a primazia no controle de um dos principais grupos mediáticos portugueses. O PS português não tolera a independência da informação da TVI e por isso quer quebrar-lhe a espinha, seguindo o caminho de Santana ao expulsar Marcelo do Jornal Nacional.

Ao mesmo tempo, o PS introduziu um submarino no Telejornal da televisão pública, António Vitorino. Como escrevi há um mês, o «comentário» de Vitorino é uma fraude. Ele é número dois do PS e é deputado do PS.

Não sabemos se terá outros compromissos com o PS ou com pessoas do PS e se é por isso que fala sempre meio envergonhado e com um risinho nervoso. Mas a verdade é que o seu «comentário» político é um insulto à inteligência dos portugueses e ao seu dinheiro público. A defesa que Vitorino fez da nomeação de Vara, o amigo pessoal de Sócrates, atingiu o zénite da obediência partidária, foi um vómito, uma vergonha para o próprio e para a RTP.

Estamos assim: para compensar a ausência de liderança, de competência governativa e desgaste rápido na opinião pública, o governo ataca na área dos media, o que é muito típico do PS: já aconteceu nos governos de Soares e de Guterres-Coelho.

Publicado por Manuel 13:05:00  

8 Comments:

  1. Anónimo said...
    bla bla bla bla
    :)
    Anónimo said...
    o comentário acima é anonimo feito por um anonimo. Para bom entendor um bla bla bla basta.
    Arrebenta said...
    Claro que a política nacional não está a bater no fundo, pela simples razão de que já não tem fundo.
    A última,
    e das melhores,
    é a nomeação do pedófilo Rui Cunha,
    velha batedeira dos chichis de Belém,
    para o cargo de Provedor da Santa Casa da Misericórdia.
    Aí, fadista!...
    Anónimo said...
    O anonimo de cima é um anonimo que nao usufrue de etica suficiente para ter internet em casa e comunicar com os outros. Estes anonimos é que estragam tudo. Sao inaptos para ser livres e se comportarem como anonimos.
    Anónimo said...
    Eu não sou anónima e digo-lhe que o Eduardo Cintra Torres é altamente suspeito nas suas análises, dado o seu en´feudamento partidário à direita. Não foi ele um dos membros da famosa comissão de Morais Sarmento, que não chegou a nenhuma conclusão? A análise de ECT não podia ser outra e é de tal forma maquiavélica e exagerada que não deixa dúvidas a ninguém sobre os seus reais objectivos. Haja decoro!
    Anónimo said...
    A Clara Figueiredo topa o jogo...
    É evidente que o Cintra Torres é apenas um peão de brega no decorrer da tourada.

    Como a SIC tem cerca de 45% de toda a publicidade nas TV's, agora o patrão da SIC e os seus amigos andam com alarido para verem se travam a PRISA... E tão amigos que eles eram quando não eram concorrentes!...

    Mas não é este o jogo de concorrência que defendem os donos da SIC e de outras empresas?
    Então os clubes de amigos do PSD haviam de ter tudo na mão e os outros nada?

    Haja decoro! Ou o sol quando nasce não é para todos?
    Teófilo M. said...
    Não era o Eduardo Cintra Torres que queria privatizar todos os canais de televisão ficando o governo apenas com um canal de serviço público, embora ninguém saiba muito bem ao certo o que é serviço público?

    E descobriu agora que a literacia aumentou desde o tempo do Guterres!!!

    E este mestre em comunicação descobriu agora que o quarto poder é o público e não os média?!

    Será do calor?
    Anónimo said...
    Caros comentadores de serviço (anónimos, ilustres desconhecidos e não só)
    É um pouco ridicula essa ideia de que quem critica alguma coisa tem necessariamente que estar enfeudado a um clube, tanto faz que seja o PSD Futebol Clube ou Desportivo PS, ou a uma qualquer loja mais ou menos regular. Aliás não se contestou nenhum argumento do Cintra Torres mas apenas uma suposta intenção.

    Por acaso os argumentos deste artigo parecem-me bem vistos e correspondem a uma prática habitual, tanto dos governos PS como do PSD.

    José Manuel

Post a Comment