só nos resta ter pena e dó.

Hesitei sobre se deveria escrever sobre a matéria, mas, passe o crédito ou descrédito que se queira dar ao João Miranda, o assunto é demasiado grave e sério para ficar em claro.

Armado em carapau de corrida, nos últimos dias, João Miranda resolveu reescrever a história e questionar a herança do nazismo e do comunismo soviético, no contexto dos 60 anos do fim da segunda grande guerra. Julga-se um racional, um iluminado, deve mesmo julgar-se inteligente. Só que como habitualmente, e na hipótese mais benévola excluindo a má-fé, não apreendeu nada. E não aprendeu nada porque não percebeu nada. João Miranda, o racional, ainda não percebeu nem o que são o comunismo, muito menos o que foi o nacional-socialismo, do qual se tornou um súbito reabilitador. É verdade que são duas doutrinas erradas, intrinsecamente erradas, com uma diferença fundamental - Se o comunismo é errado, mas "defensável" em abstracto, a execução no terreno foi o que foi..., já o nazismo não tem ponta, seja qual for, por onde se pegue, e isto não tem rigorosamente nada a ver com distinções ou similiritudes entre racismo e lutas de classe.

Se calhar sou eu que não sou um verdadeiro democrata, ou "liberal" como eles agora dizem, mas é-me perfeitamente possível ser amigo e ter conversas civilizadas com um comunista, e há muitos que conscientemente renegam Estaline, PolPot e Fidel, da mesma forma que me é impossível, de todo, estabelecer qualquer tipo de relação com alguém que professe ideias próximas do nacional-socialismo. Já se percebeu que para o João Miranda é tudo igual, deve até achar que tenho um qualquer complexo de esquerda. João Miranda acha-se por estes dias uma vítima, um incompreendido.

Tem razão, é uma vítima, vítima de um sistema de ensino e de uma sociedade que não lhe permitiu aprender a discernir correctamente entre o bem e o mal, entre o terror como um fim em si mesmo e como um meio eventual para atingir outro fim.

E das vítimas, deste tipo de vítimas, só nos resta ter pena, e dó.
.

Publicado por Manuel 12:01:00  

6 Comments:

  1. Anónimo said...
    Manuel,
    O seu texto é confrangedor.
    O Manuel prova que, não só não percebeu o que foi o comunismo ""defensável"!), como também não percebeu o post do JM. Se sabe o que quer dizer "reabilitar", indique, por favor, em que parte do texto se reabilita a doutrina ou o regime nazi.
    Dizer que tem "dó" do JM, vindo do autor deste post miserável, é digno de sketch do Gato Fedorento Mais, leva a crer que o conteúdo do post não é o que está em causa.
    O Manuel é um símbolo da nossa (minha também, confesso) indigência mental e razão do nosso atraso.
    Cumprimentos
    Manuel said...
    reabilita-se a doutrina nazi por causa deste arrazoado que em tempos escrevi. Os totalitarismos não são, de facto, todos iguais. Quanto ao resto do seu comentário antes ser, eu, apelidado de "miserável" do que associado às peregrinas teses redutoras do Miranda...
    Anónimo said...
    Caro Manuel,
    Vejo que tem dificuldade na interpretação de textos. "Miserável" refere-se ao post, não ao autor.
    Cumprimentos
    zazie said...
    É estranho como se pode ter reacções tão díspares à custa daquela história... pois eu tive um ataque de riso porque me lembrei logo do filme do Norman Jewison “Vêm aí os Russos! “:O)))
    Anónimo said...
    Podemos então deduzir que o capitalismo não nazi e não comunista é que está certo?
    lb said...
    Põe o dedo na ferida, Manuel: O que realmente é confrangedor é a profunda ignorância histórica, e a deliberada e desassombrada ignorância da ignorância.

Post a Comment