os subúrbios da noite

Mais movimentada que um filme de acção. A cena que envolveu ontem de madrugada dois grupos de assaltantes e várias equipas da PSP e da GNR, que os perseguiram em alta velocidade pelos arredores de Sintra, parecia tirada do cinema. Em pouco mais de meia hora, sete assaltantes, divididos por dois carros, atacaram à mão armada um hipermercado com clientes lá dentro e duas bombas de gasolina, no concelho de Sintra. Foram perseguidos pelas autoridades, pela Estrada do Autódromo e pelo IC 19, até ao Bairro da Cova da Moura – onde desapareceram na noite. Os assaltantes chegaram em dois carros (um Wolkswagen Bora e um Fiat Punto, ambos roubados) ao parque de estacionamento do Lidl, no Cacém, cerca das 21h00. Quatro deles, rápidos como felinos, armados de caçadeira e pistolas, entraram no hipermercado. Os 15 clientes que ainda se encontravam lá dentro gelaram de terror. De armas em punho, os salteadores, todos de origem africana e aparentando idades entre os 18 e os 25 anos, vociferaram ameaças de morte. A polícia encontrou os carros abandonados na Cova da Moura, um dos bairros do crime na Grande Lisboa. Os assaltantes desapareceram na noite.


Esta notícia do Correio da Manhã de hoje, não vai abrir telejornais, nem vai fazer cair qualquer pedra do Carmo ou fazer tilintar o sino da Trindade.

Esta notícia, aliás, já se tornou tão banal e tão corriqueira que amanhã ou passando haverá mais outra de idêntico calibre. E se não for amanhã, no fim de semana, não falha! A profecia de pacotilha deve-se apenas à alta produtividade conseguidas nestes sítios em que a polícia não manda...

Este blog tem feito a resenha sistematizada destas façanhas de gangs de subúrbio em busca de emoções fortes e que deixam à beira de um ataque de nervos quem as sente na pele. Há uns anos, armou-se um escarcéu do tamanho do IC19, por causa de um raid nocturno a uma actriz acidental que por aí parou de regresso a casa de uma filmagem na TVI. Foi notícia nacional e toda a PJ procurou os façanhudos, delinquentes juvenis que assaltaram a bolsa da vítima e a agrediram ao de leve. Foi então entendido como um crime nacional e a partir daí surgiu legislação, a que se seguiram estudos eruditos, para controlar as erupções!

No outro dia, na Cova da Moura, um polícia foi morto com tiros de Uzi. É assunto de PJ! Foi notícia nacional e funeral com honras de ministro presente.

Esse ministro foi responsável pelo SIS, pelo DCIAP do MP, pelo MAI e supostamente é expert em matérias de segurança. Outros se lhe seguirão.

A série negra que se elenca aqui, sob o título Nomeações para Óscares, chegaria para um qualquer ministro da administração interna, ou até da Justiça, reparar que anda a dormir na forma. Espera-se que seja a própria forma a acordá-los da letargia.

Se ainda forem a tempo
.

Publicado por josé 20:18:00  

0 Comments:

Post a Comment