Uma soma negativa

Nos partidos há uma mania particularmente nefasta que passa pela concepção de que as eleições são um momento de absolvição total dos pecados passados. Cavaco saiu, o PSD foi derrotado? Então jamais alguém nos poderá recordar os erros do passado porque já pagámos por eles. Guterres saiu, o PS foi derrotado? Ah! Já perdemos as eleições para Durão Barroso logo, já pagámos os nossos pecados. Ferro Rodrigues disse-o; Sócrates parece acreditá-lo ao dar provas de companheirismo imaculado com a exaltação do mais-velho-Guterres, seu amigo.

Este era o pior sinal possível que eu esperaria ver na campanha do PS e digo esforçando-me por ser coerente com o que aqui venho escrevendo há largos meses.

Se na "boca" diária do discurso político é admissível recusar discutir o que se fez há 20 anos quando o que deve ser preferencialmente julgado é a legislatura que fecha, não deixa de ser fundamental para atribuir credibilidade à parte positiva da mensagem - a proposta política construtiva - que o eleitorado perceba exactamente que pecados passados se estará na disposição de evitar com maior afinco.

Nunca fiquei satisfeito com o mea culpa do PS no pós António Guterres. Nunca percebi muito bem o que é que o PS e os seus dirigentes acham que falhou e hoje, essa difusa admissão de culpa que houve, revela-se demasiado frágil para afastar o fantasma que outros sabiamente agitam sempre que António Guterres surge num ecrã.

Guterres fez uma travessia do deserto, talvez até queira ser Presidente da República, talvez isso até fosse possível mas o silêncio que houve no tempo certo para ele ser quebrado, face à "pesada herança" socialista, agora paga-se com juros. E nem eu que já me dispus a votar PS me escuso de o cobrar. Não é assim que votarei pela positiva caro José Sócrates.

Se não é agora a altura de assumir culpas do passado de forma explícita, e convenhamos esse tempo não é em plena campanha, deveria ser ao menos altura para implicitamente se perceber o que se fará de forma diferente. Apresentar António Guterres como cabeça de cartaz no início da campanha com toda a simbologia que tem, é destruir a própria possibilidade de se limitar avarias por via dessas eventuais pistas sobre o que marcará a diferença face ao PS do passado. A menos que verdadeiramente estejamos a caminhar alegremente para reproduzir o passado.


Uma coisa é avaliar-se o desempenho do governo cessante e trazer essa discussão para a campanha - e isso é justíssimo - outra coisa é ACREDITAR que há sempre uma absolvição futura que nos permitirá partir do zero e repetir onde já praticámos o zero.

E para que conste, não querendo recuar mais no tempo, já a 10 de Outubro escrevia...

Uma das piores sensações que senti com o Governo de Guterres foi o pedinchar universal e as sub-sequentes tentativas de apaziguamento dos governantes.

Particularmente no segundo governo parecia estarmos perante a lei da melhor carpideira ou do chorão-mamão.

Recordo-me também que José Sócrates foi um dos raros casos de governantes a quem ouvi dizer "não" e se viu a bater o pé por alguma coisa. Curiosamente esse é o principal capital de Sócrates hoje, particularmente relevante enquanto não se ouvirem outras causas com definição detalhada sobre aquilo que considere digno de que se bata o pé. Preocupa-me cada vez mais que não tenha de se comprometer antes de se apresentar a votos... (...)

in 15 de Outubro, Adufe.

Publicado por Rui MCB 23:21:00  

11 Comments:

  1. zazie said...
    Eu não ando por dentro da vida partidária mas ainda sim também me intrigam aquelas fotografias nos cartazes. Como é? Aquilo é para dar “credibilidade histórica” como os do PSD ou fazem parte da equipa secreta?
    Vocês é que deviam saber. O Guterres até me parece o mais óbvio, vai andar em campanha para as presidenciais. Mas os outros... é só para fazer número?
    zazie said...
    by the way, alguém assistiu ao engagée do Rui Ramos na 2?
    Bem que gostava de ouvir opiniões que o senhor misturou para ali muita coisa e a entrevistadora é uma tontinha que nem uma pergunta de jeito soube fazer.
    Rui MCB said...
    Tirando a parte em que disse que o PR quase destruiu a democracia portuguesa ao violar a sagrada lei de não destituir um governo maioritário que mais disse o senhor?
    zazie said...
    Eu não ando por dentro da vida partidária mas ainda sim também me intrigam aquelas fotografias nos cartazes. Como é? Aquilo é para dar “credibilidade histórica” como os do PSD ou fazem parte da equipa secreta?
    Vocês é que deviam saber. O Guterres até me parece o mais óbvio, vai andar em campanha para as outras. Mas os outros...


    Disse muita coisa, ele e o outro. E foi pena não ter um bom entrevistador a agarrar os cordelinhos.
    O que ele disse, em termos económicos diz o Medina Carreira. Mas depois, quando se vira para a história meteu os pés pelas mãos. E ainda mais quando olha para o presente e fala das alternativas portuguesas como uma ficção possível de ter um curso qualquer como se vivesse fora do mundo.
    E aí é que gostava de conversar sobre o assunto.
    Fico à espera que alguém poste.
    Quero dizer, que alguém poste num blogue onde vou e bem que gostava de comentar o assunto com o José. E com vocês. E até era uma óptima ideia meter os Blasfemos ao barulho.
    Mas isso tinha de ser um bom post e pegar nessa ideia de escolha: ou pobreza para todos ou liberalismo para alguns e o resultado nunca se sabe.
    E outra que ninguém questionou no debate: a certeza que tudo pode variar, que todos os “projectos” são possíveis, que tudo depende de forma como se vai criar adesão popular (não percebi como a menos que imaginasse um golpe de Estado ou outra ruptura qualquer) e depois a principal: que tudo é possível porque a democracia já não nos larga.
    zazie said...
    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
    zazie said...
    galga, isto apagou-se e o outro tem coisas a mais.

    O que estava a dizer é que ele pegou nos 56% do Medina Carreira e fez uma leitura engraçada. Ou bem que se tira o que está a mais ou bem que se mete o que falta.
    E o que tem piada é que o que falta não são 44%, é muito menos e disto é que ninguém se lembra ";O))
    zazie said...
    e já agora, se não é pedir muito, também me apetecia um Bombay Sapphyre que o meu acabou há bocado ":O)))
    zazie said...
    bem, acho que vou sambar também que isto por aqui ninguém quer saber do historiador e os barnabeicos também devem ter mais que fazer...
    Rui MCB said...
    Então boa dança :-)
    zazie said...
    amanhã quando sair no Público já se vão lembrar do caso nem que seja para chagar o JMF...

    mhuuufffff...

    ":OP
    pindérico said...
    Venho acompanhando com interesse as suas intervenções e entendo dever dizer-lhe que aprecio a clareza da sua exposição e a lucidez da sua análise.
    Também para isso é preciso honestidade e coragem.
    Parabéns.

Post a Comment