tag:blogger.com,1999:blog-5672793.post113898188839546170..comments2024-03-27T10:03:39.347+00:00Comments on Grande Loja do Queijo Limiano: prioridadesCarloshttp://www.blogger.com/profile/11324983491479444840noreply@blogger.comBlogger10125tag:blogger.com,1999:blog-5672793.post-1139166733011255582006-02-05T19:12:00.000+00:002006-02-05T19:12:00.000+00:00O discurso da escola antiga é "fabuloso" (os meus ...O discurso da escola antiga é <I>"fabuloso"</I> (os meus avós, bisavós, trisavós, foram todos professores do ensino primário, a eles baixaram a cabeça, que tolos! E eram Limianos!).<BR/>Não, não estão a fazer nada para melhorar o ensino da matemática e do português. E, sim, o ensino está diferente, a sociedade está diferente, a tecnologia e o desenvolvimento modificou-se, o cérebro modificou-se (sabiam?) ou não pensaram que estes factores provocam, necessariamente, mudanças nos alunos?<BR/><BR/>Quais dos que estão aqui que tiveram o belo ensino antigo conseguem se adaptar com facilidade às novas tecnologias? (não venham falar em utilizar o word, s.f.f. Os meus filhos com 2 anos já o faziam). <BR/><BR/>Na minha opinião, opinião sustentada por onze anos de trabalho no ME de onde já saí, não directamente ligada ao estudo deste fenómeno mas assistindo a seminários e lendo estudos, é preciso ter em atenção que:<BR/><BR/>- Lembram-se que tivemos o 25 Abril de 1974? Quantos anos são precisos para a poeira assentar?<BR/>Alguns, de facto<BR/><BR/>- Década de 84/94 - Reformas e contra-reformas em todo o ensino<BR/><BR/>- Década de 94/99 - Reforma do ensino secundário<BR/><BR/>- 2000 até agora - Marasmo.....<BR/><BR/>Entretanto, economicamente, os pais cada vez mais não estão em casa, as mães vão trabalhar, os filhos têm de passar mais tempo fora de casa.<BR/><BR/>De 2000 para cá - Uma sociedade em depressão autentica<BR/><BR/>Curiosamente, o último estudo do Pizza dá-nos uma descida de bons resultados à medida em que a nossa economia vai ficando pior.<BR/><BR/>Hum... porque será? Será que é necessário tirar um curso para entender isto?<BR/><BR/>Curiosamente, em Portugal todos falam em educação mas nenhum governo investe (não só dinheiro mas energia).<BR/><BR/>E a cultura? Cultura é educação....Teresa Durãeshttps://www.blogger.com/profile/10274739857268255516noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5672793.post-1139154576755484032006-02-05T15:49:00.000+00:002006-02-05T15:49:00.000+00:00Já agora, acrescento ao comentador que antecede, s...Já agora, acrescento ao comentador que antecede, sem ironia: e nenhum veio a precisar de psicólogo port causa disso.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5672793.post-1139126554721430182006-02-05T08:02:00.000+00:002006-02-05T08:02:00.000+00:00As modernices de métodos dos tempos que decorrem, ...As modernices de métodos dos tempos que decorrem, emperram, e fomentam cada vez mais a indisciplina, travando a dedicação e aplicação dos alunos ao ensino.<BR/>Permitam-me contar uma passagem da minha meninice:<BR/>Na 1ª classe da minha escola primária com cerca de 40 alunos,tínhamos um professor que para além de seguir rigorosamente o pretendido na época,resolveu um dia utilisar excepcionalmente um modelo por ele criado, para aprendizagem acelerada da tabuada.<BR/>Colocava dois alunos frente a frente que se questionavam alternadamente durante ums minutos,tentando perguntar o que parecia ser mais difícil, do que progressivamente tínhamos estudado,( até na pausa se davam os últimos retoques), e sempre que um deles não acertava a resposta ,levava uma reguada do outro, sob a vigilância do mestre.<BR/>Imaginem só a rapidez e capacidade de aprendizagem que todos nós desenvolvemos!<BR/>Nem um mês foi preciso para saber aquilo de cor e salteado.<BR/>Obviamente que este método horrorisaria os paisinhos de hoje.<BR/>Mas naqueles anos 40, concluida a escolaridade primária, continuàmos pelos anos fora a cumprimentar respeitosamente o professor ,como se dum segundo pai se tratasse.<BR/><BR/>PS. que eu saiba,ninguém da minha classe,necessitou no futuro de fazer contas pelos dedos e não só!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5672793.post-1139085949499126882006-02-04T20:45:00.000+00:002006-02-04T20:45:00.000+00:00Discreto, deve ter sido um problema técnico. També...Discreto, deve ter sido um problema técnico. Também escrevi um comentário a apoiar o seu e em que dizia que os professores agora até tinham medo dos pais. E o ponto final, que acho importante repetir, é que os pais também devem ser responsabilizados pelo mau desempenho dos filhos (principalmente na escola básica).Mariahttps://www.blogger.com/profile/10424084381814926139noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5672793.post-1139019610025585492006-02-04T02:20:00.000+00:002006-02-04T02:20:00.000+00:003 Obs;1-"tina diz, 9:55 PM, Fevereiro 03, 2006A mi...3 Obs;<BR/><BR/>1-"tina diz, 9:55 PM, Fevereiro 03, 2006<BR/><BR/>A minha experiência é diferente. O meus filhos sabem a tabuada de cor e salteado, escrevem sem erros, são bons a matemática. Talvez porque estejam em casa comigo durante a tarde e eu os ajude quando é preciso. O papel dos pais na educação também é importante. A indigência mental que José fala também se deve muito aos pais. E os ATL não conseguem dar o apoio pedagógico necessário. "<BR/><BR/>Na Muche. Este é o GRANDE problema aliado a uma fraca qualidade de muitos professores (conhecimento de causa)<BR/><BR/>2-Pelos vistos o José é muito Jovem.<BR/>Qual régua qual carapuça, era a menina dos cinco olhos, redondinha com uns buraquinhos pequeninos! Nunca fez mal a ninguém. Ainda tenho as minhas mãos bem finas!<BR/><BR/>3-zezepovinho é a demonstração objectiva, subjectiva, merdosa de que nunca teve educação nem acompanhamento psicológico lá por casa.a.leitãohttps://www.blogger.com/profile/00624539541937110018noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5672793.post-1139007610316370292006-02-03T23:00:00.000+00:002006-02-03T23:00:00.000+00:00O que é que quer dizer isso zezepovinho? Só ouvi f...O que é que quer dizer isso zezepovinho? Só ouvi falar em literacia digital. Fala-se muito de inovação e tecnologia mas afinal quais são os projectos que envolvem isso como potencial criador de riqueza para o país?Mariahttps://www.blogger.com/profile/10424084381814926139noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5672793.post-1139003715126741422006-02-03T21:55:00.000+00:002006-02-03T21:55:00.000+00:00A minha experiência é diferente. O meus filhos sab...A minha experiência é diferente. O meus filhos sabem a tabuada de cor e salteado, escrevem sem erros, são bons a matemática. Talvez porque estejam em casa comigo durante a tarde e eu os ajude quando é preciso. O papel dos pais na educação também é importante. A indigência mental que José fala também se deve muito aos pais. E os ATL não conseguem dar o apoio pedagógico necessário.Mariahttps://www.blogger.com/profile/10424084381814926139noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5672793.post-1138999782428053142006-02-03T20:49:00.000+00:002006-02-03T20:49:00.000+00:00Tenho um contato com a minha filha que anda no 6º ...Tenho um contato com a minha filha que anda no 6º ano de escolaridade numa escola pública, por cada "Muito Bom" que apresentar tem direito a um CD de música à escolha na próxima ida a um centrop comercial.<BR/>Estou sempre a dizer: Tens TPC? Queres que te ajude? - Não é preciso!<BR/>Tens dúvidas? - Não<BR/><BR/>E milhares de vezes, "Larga o Gameboy", ou "Larga os jogos do miniclip" "Vai estudar!!!"<BR/><BR/>Mais de 90% das vezes aparece-me com "Muito Bom"..... <BR/><BR/>Já começo a desconfiar da bitola do ensino, a fasquia se calhar é tão baixa que ...<BR/><BR/>Só que a vida do século XXI não vai ser fácil.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5672793.post-1138997776344815782006-02-03T20:16:00.000+00:002006-02-03T20:16:00.000+00:00Quando frequentei a escola primária, as classes ti...Quando frequentei a escola primária, as classes tinham algumas dezenasde alunos, algumas delas na mesma sala e a ensinar em simultâneo. <BR/>A concentração e separação entre os graus era possível mediante segredos que esqueci, porque nunca se me deparou a questão. Sempre foi natural e perfeitamente aceitável pelo sistema de ensino dos anos sessenta.<BR/>Na classe, havia quem escrevesse avia e outras inormidades.<BR/>Estes erros, eram sistemáticos em certos indivíduos, por mais cacetada a régua que levassem ( e levavam).<BR/>As mães, passavam na estrada, junto ao "recreio" e diziam à professora: "o rapaz porta-se bem, minha senhora? Você ( era assim) , se ele se portar mal, arreie-lhe, minha senhora!"<BR/>E o rapaz ouvia e calava, sabendo que essa era a receita invevitável para o fracasso. Mesmo que fosse derivado da incapacidade natural em aprender e memorizar,o "arreio", era de rigor. À reguada ou à canada. Livremente e sem constrangimentos que não a sensibilidade de quem ensinava.<BR/><BR/>Quero com isto dizer que o ensino actual, não privilegia a disciplina ou o castigo corporal, mas também parece falhar um aspecto essencial: a transmissão de conhecimentos e saberes. Porque se reduziu a exigência ao mínimo denomidador comum: a indigência mental.joséhttps://www.blogger.com/profile/08191574005669567167noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5672793.post-1138990839857100152006-02-03T18:20:00.000+00:002006-02-03T18:20:00.000+00:00O nível de ensino em muitas escolas públicas é bom...O nível de ensino em muitas escolas públicas é bom. As escolas piores estão situadas em zonas carenciadas que são frequentadas por crianças problemáticas, negligenciadas em casa, ou simplesmente pouco estimuladas. É um problema da sociedade e não do ensino. É muito fácil e extremamente injusto mandar as culpas para o sistema de educação. Afinal o problema é de todos nós e todos nós somos culpados.Mariahttps://www.blogger.com/profile/10424084381814926139noreply@blogger.com