"The Ship of Fools"

Sebastian Brandt escreveu o tratado da imbecilidade, onde enumera exaustivamente todas as caracteristicas electivas de um bom e sadio imbecil. Junta-os vários e propõe o barco dos tolos, ou loucos.

Por acaso foi traduzido para holandês por um amigo intimo de Erasmo, que, com maior arte e engenho criou com base inspirativa neste escrito o clássico In Praise of Folly, ou Elogio da Loucura.

A imagem subsquente é da autoria de Hyeronimus Bosch, homem muito capaz de tamanha empresa.

Ora, tanto palavreado poderá gerar a confusão colectiva no cérebro do funcionário leitor, enquanto aguarda passivamente a hora de picar o point e entremear uns comments com sagácia no opíparo e vilipendioso mundo dos blogs.

Deixamos um exercício ubíquo ao jovem amigo que lê.

De que barco falamos nós aqui?
Do barco do aborto, do barco da marinha, dos dois? do barco do pescador reboqueiro que lá vai? Será do Popeye que afinal tudo se trata? Ah... o insondável mundo da mente do bloguista... Ahhnnn!



Publicado por Visconti 19:09:00  

9 Comments:

  1. zazie said...
    Boa Visconti! parece que andamos sintonizados... e já agora recorde-se a trilogia das barcas e as sátiras do Gil Vicente às "tecedeiras" da época ";O)
    josé said...
    Ou muito me engano, ou o barco dos doidos atracou ( espero que por pouco tempo) ali para o lado da Boa-Hora e embarcou um mareante!
    Vamos lá a ver nas notícias...
    Robespierre said...
    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
    Pinto Nogueira said...
    Quanto custa ao Estado meter um barco palerma da marinha a vigiar ou intimidar outro barco completamenteinofensivo? É mesmo de doidos ou prepotentes.
    Anónimo said...
    Neste mundo há tanta hipocrisia!!!
    No Centro de Saúde, há bem pouco tempo, o meu médico perguntou-me, na brincadeira, se queria a pilula do aborto, chamada pilula do dia seguinte.
    Isto é, o Estado Português oferece a pilula abortadeira, gratuitamente, nos Centros de Saúde a quem o desejar, e ao mesmo tempo anda a gastar dinheiro, o nosso dinheiro, a fazer publicidade ao barco holandês.
    Só espero que a corveta não avarie.
    Estes senhores do governo são bem hipócritas.

    A culpa não é minha porque não votei neles.

    Caramelo Amargo
    zazie said...
    ahahahaha o Robspierre cortou-se ":O))))
    zazie said...
    quanto a despesas não faço ideia. Se atracassem iam gastar em polícia e outras tretas... para louco, louco e meio ":O)))
    Pinto Nogueira said...
    Vá lá, ZAZIE, dê-lhes despesas...
    zazie said...
    não me peça uma coisa dessas que eu tenho muita imaginação... ";O))))

Post a Comment